LEM News - Notícias que realmente interessam!
(77) 9.9906-1346
Cabulosas

 

 

 

Fonte: LEM NEWS
29
Ago/16

kadjfdakdjfc

 

Fonte: Ascom do 11

Dentre todas as minhas  dívidas, a que considero a  mais sagrada de todas é a do reconhecimento!

Dito isso, afirmo com toda a sinceridade de minha pessoa, que o meu jovem amigo Douglas Batista, além de ser um generoso amigo de um mundéu de gente, entre os quais tenho o orgulho de me incluir, é um grande líder que em toda a sua história em LEM, além de uma conduta ética e moral invejável,  sempre esteve em destaque e comprometido com os anseios comunitários e também na busca frenética da solução dos principais problemas comunitários da nossa gente.

Douglas Batista sempre foi ao embate, lutando corajosamente por melhorias na saúde, educação, segurança, infraestrutura, saneamento básico, ação social, entre outros, e não foram poucas as vezes que esteve à frente de projetos sociais ou campanhas que vão ao encontro de pessoas que enfrentam alguma dificuldade.

Douglas Batista,  colocou o seu nome como candidato a vereador de nossa cidade, escolhendo estar ao lado de Humberto e Werther, por ver nos mesmos não pessoas perfeitas, pois isso não existe, mas sim pessoas humanas, capacitadas e que assim como ele têm uma preocupação constante no desenvolvimento, geração de empregos e renda para todos nós:

“Luís Eduardo Magalhães, apesar de toda a crise de assola o país, vive um dos seus momentos mais positivos, em se falando em obras concluídas, são cerca de 22 novos postos de saúde, uma policlínica que atende milhares de pessoas todos os meses, o nosso Gileno que saiu de uma situação precária para vir a ser um Hospital com capacidade para 40 leitos, com aparelho de raio X, uma UTI Neo Natal, um moderno centro cirúrgico, tendo para todos os recém nascidos além de todo o amor e atenção de nossos médicos,  um pediatra de plantão. Falo também do CAPS, do CEUS, das várias creches, ginásios poliesportivos, do asfalto de ótima qualidade que cobriu grande parte de nossa cidade e está quitando uma dívida maldita deixada pelos loteadores e o antigo governo municipal, sem falar que hoje somos a 6 economia da Bahia, e uma das poucas cidades em todo o país onde a folha de pagamento e fornecedores estão recebendo rigorosamente em dia. É esse o governo que quero estar junto tanto como cidadão comum, como vindo a ser eleito vereador, é esse o governo que quero ver para meus filhos, meus netos!” concluiu Douglas Batista.

Fonte: Lem News

 

Ontem à noite, na rua Morro do Chapéu do bairro Santa Cruz, uma significativa quantidade de lideranças evangélicas e grandes formadores de opinião, estiveram reunidos, a convite do vereador Irmão Deusdédite, com o pré-candidato Werther Brandão. Na mesma,  eles ouvirem um pouco da sua história administrativa em LEM como secretário municipal e de ciência e tecnologia e as suas propostas como o pré-candidato a prefeito do  grupo político liderado pelo atual prefeito Humberto Santa Cruz.

Werther, um Pernambucano arretado, muito simples, corajoso, carismático e direto em suas palavras,  está recebendo nos últimos  15 dias, uma verdadeira enxurrada de convites carinhosos de incontáveis lideranças de todos os bairros na cidade. Hoje o mesmo está  vindo a cumprir uma agenda bastante movimentada, com média de 10 reuniões diárias e variações de público de 50 até 300 pessoas. Werther ouviu a todos com muita atenção e carisma, respondendo a contento diversas perguntas, realizando a sua apresentação de maneira direta e extremamente honesta!

 

O Irmão Deudédite, no uso da palavra, alegou que foram mais de 16 indicações dele aprovadas na Câmara Municipal, para  melhorias no bairro Santa Cruz, desde asfalto, praças a até investimentos no seguimento evangélico. Ele se disse realizado em seu primeiro mandato como vereador na cidade, e preparado, por tudo o que fez na primeira gestão como vereador, para uma 2ª gestão. Deusdédite Agradeceu a presença de todos e fez questão de dizer que Werther é a certeza da continuidade de uma das melhores administrações municipais que se tem notícias em toda a Bahia, que é a administração de Humberto Santa Cruz. "Todos os projetos de Humberto Santa Cruz, eu votei a favor, pois tinham como objetivo o melhor para Luís Eduardo Magalhães".

Werther Brandão, que ao que tudo indica, apesar do grande sigilo de pesquisas que vem sendo realizadas, principalmente pela oposição, os quais estão  guardado a sete chaves, provavelmente, pelo que está sendo presenciado pela imprensa e por toda a cidade, desponta-se com um grande crescimento de conhecimento de nome e aceitação em todos os bairros da cidade. Ele foi enfático e direto em sua fala, apresentando inicialmente um vídeo de 8 minutos, dos mais de 30 minutos originais, mostrando um pouco das inúmeras melhorias realizadas nos últimos 8 anos pelo seu principal cabo eleitoral o respeitado prefeito Humberto Santa Cruz.

 

Ele disse entre muitas falas:

“Não sou perfeito, não existe também prefeito perfeito, deputado, senador, governador ou qualquer pessoa 100% perfeita. Aquele que na campanha chega e promete tudo a todos, como se fosse um santo, é um  irresponsável, um grande mentiroso! Perfeito, só Deus, o todo misericordioso a quem temo e procuro seguir os seus mandamentos!

O que temos meus amigos,  é que colocar na balança, é fazermos um minucioso comparativo, é ver quem fez  por nossa cidade e quem não fez! É imaginar que não tínhamos UPA; quantas pessoas morrem na cidade por falta de uma UPA e hoje temos (ele lembrou que grandes cidades da Bahia, tal como Barreiras, não têm UPA), não tínhamos Policlínica, que atende uma média de 400 pessoas diariamente, não tínhamos o CEUS, o CAPS, a Escola Modelo,  o Santa Cruz quase todo asfaltado, 2.500 casas entregues a população de baixa renda,  nem linhas de ônibus, tantos postos de saúde, escolas e praças construídos, o Centro Cirúrgico que foi responsável por mais de 1.500 cirurgias eletivas somente em minha gestão com secretário, a UTI Neo Natal que já salvou tantos recéns nascidos, aqui na cidade não existe nenhuma clínica particular com UTI Neo Natal, com pediatra atendendo a todas no parto, acompanhando nos postos  a saúde e o crescimento de nossas crianças como acontece atualmente. Isso  hoje é realidade, e não promessas não cumpridas como no passado!

Vocês podem imaginar o que era essa cidade sem essas melhorias, que vemos atualmente para todos? Eu sei  que tem algumas pessoas mal informadas ou mal intencionadas que dizem não estar boa, mas vocês que são atendidos, pensem como era  e como é hoje!  

 

Saibam meus queridos, que  o antigo prefeito deixou a cidade com um rombo enorme, não estou falando mal dele, longe disso, estou falando o que aconteceu! Um buraco financeiro maior que o buracão aqui no Santa Cruz, onde Humberto fez uma belíssima escola que hoje é modelo até no nome, dívida tão grande  que muitos acreditavam se impossível o pagamento: Muitos apostaram que o atual prefeito não conseguiria pagar!

A cidade tinha o nome sujo, de mal pagador, sem crédito e sem moral, tanto regional,  estadual e federal. Vocês podem se imaginar hoje sem essas melhorias? É isso que eu gostaria que vocês pensassem, sobre pessoas que quando tiveram a oportunidade, teveram oito anos e  não fizeram, e de pessoas ricas que estão prometendo tudo, que já ganharam muito dinheiro em loteamentos, explorando a população e entregando esses loteamentos sem água, luz, asfalto, sem nenhuma infraestrutura. Hoje tem um buracão enorme ao lado das Acácias, vão lá para vocês verem, esse dito acabou de matar o Rio de Pedras em um grande desastre ambiental, resultado do descaso deste senhor com mais e 35 anos de LEM e que hoje junto a outros como ele, se dizem os grandes salvadores da pátria! Pensem nisso meus irmãos, para vocês não virem a pagar um preço altíssimo por um voto que na urna dura poucos segundos, mas que o resultado dura pelo menos 4 anos.” Fez a reflexão com os presentes e também parte destas palavras com a imprensa presente, o pré-candidato Werther Brandão 

 

Fonte: Lem News

Rogério Faedo é o nome de um empresário de grande sucesso na cidade, não só na Retífica e Mecânica Faedo, como também na Lacto Latte, na agricultura e nas entidades em que esteve à frente como presidente, entre elas merece destaque a Acelem, que em sua gestão passou por um dos momentos de maior crescimento de sua história.

Agora como um pré candidato a prefeito, muitos estão sendo os apoios, e alguns deles foram registrados nas páginas deste site, que deseja a esse grande nome de nossa sociedade, assim como deseja a todos que tanto fizeram e fazem por nossa cidade, muito êxito nesta grande empreeitada.

Fonte: Facebook

 

 

Fonte: Portal Lem

Adelício Freire  ao lado de sua linda filha aniversariante Paulinha.

Na noite de sábado dia 10 de outubro a linda jovem Paulinha comemorou a passagem  seu aniversário de 15 anos, junto com a família e amigos.

Nós lhe desejamos um Feliz aniversário! 


Pedindo com toda a fé que Deus lhe permita celebrar essa data por muitos anos, e que por todos eles nunca lhe falte paz no coração, amor na vida, sorrisos no rosto, companhias maravilhosas e que cada novo  seja o renovar de mais esperança e entusiasmo em sua vida!

Muitas felicidades!

Fonte: Lem News

Fonte: Lem News

Fotos de Arquivo

1) Lem News: Sr. Valdecir, no último dia 11 de setembro aconteceu a 1ª convecção do PP, e essa além de grande público ainda contou com a presença de figuras ilustres de nosso estado, além do Prefeito Humberto Santa Cruz, teve a presença do  Vice Governador João Leão, seu filho  Cacá Leão (Federal), do Deputado Antonio Henrique Jr, (Estadual), os prefeitos de Barreiras, Antônio Henrique; Barra, Arthur Silva; Muquém do São Francisco, Márcio Mariano; Angical, Leopoldo de Oliveira e Cristópolis, Antônio Pereira da Silva. Além de um número expressivo de lideranças e secretários municipais. Sem mencionar filiações importantíssimas tais como Fábio Lauck, Antônio Franciosi, Werther Brandão entre outros,  com uma  infinidade de filiações de empresários e lideranças locais. Diante de todo esse quadro de respaldo e da credibilidade do sr. frente ao PP, o partido oficial do Prefeito Humberto Santa Cruz, o Sr. Já tem alguma informação de quem será o nome   candidato do grupo que irá disputar  as eleições para prefeito de 2016?

 

R.: As definições de candidaturas tanto ao executivo quanto ao legislativo se darão somente nas convenções partidárias que antecedem as eleições de 2016. Eu lhe diria que qualquer filiado ao Partido Progressista – PP que queira pleitear uma vaga tem a oportunidade porém, deverá se submeter a convenção partidária. O  Partido Progressista - PP tem excelentes nomes em seu quadro de filiados. Uma coisa é certa, o PP terá candidato a Prefeito e 22 nomes para vereadores em 2016, isso posso garantir, quem será, somente a convenção é que determinará.

 

2) Lem News: As filiações, a princípio, dos candidatos que irão disputar as eleições de 2016, tanto majoritária como para vereador, se encerram no dia 02 de outubro. Isto se não acontecer o caso da Presidenta sancionar uma nova lei que modificará para 6 meses antes das eleições a data limite. Quais estão sendo as ações do PP? Está definindo tudo tendo como data o dia 02 de outubro próximo ou estão nas expectativas desta mudança de 1 ano para 6 meses antes das eleições?

 

R.: Nosso trabalho vem sendo feito há muito tempo no sentido de filiar bons nomes e que queiram disputar como candidato nas eleições de 2016. Independentemente da minirreforma valer para 2016 ou não, o Partido Progressista de L.E.M. estará preparado e com o objetivo de conquistar pelo menos seis vagas ao legislativo municipal e eleger o sucessor do nosso grande líder o Prefeito Humberto Santa Cruz Filho, Prefeito este que hoje conta com 71% de aprovação da população de Luís Eduardo Magalhães. Quem conheceu LEM antes, e depois da administração de Humberto, sabe muito bem do que estou falando. Portanto, com ou sem mudanças na legislação, o PP está muito bem preparado para 2016.

 

3) Lem News:     Sr. Valdecir, na Pesquisa Best Of Mind de 2015/2016 o seu nome, assim como já aconteceu em outros tempos, consta como um nome forte parta disputar as eleições de 2016, o fato se deu porque o  Sr. tem uma longa história tanto como presidente do PP há 10 anos, como também como vereador atuante de nossa cidade, que se tornando o Presidente da Câmara Municipal, foi autor do projeto  e  em sua gestão onde mais se fez para a conclusão da obra da sede própria de nossa Câmara Municipal, um feito histórico que mostra o dinamismo e  a capacidade de sua gestão quando foi colocado a prova! Quais as suas intenções para o pleito de 2016.

 Fotos de Arquivo

R.: No momento não tenho interesse nenhum para o pleito de 2016. Vejo que temos ótimos nomes para disputar as próximas eleições municipais tanto para o executivo quanto para o legislativo. Sou parceiro e militante do Partido Progressista – PP para poder contribuir com ideias através de debates da sociedade como aconteceu no orçamento participativo, no plano diretor urbano, nas discussões junto a segmentos organizados da sociedade, somente assim, não como detentor de mandato. A nossa cidade desenvolveu muito nestes últimos sete anos de administração de Humberto Santa Cruz, inclusive na nova forma de se fazer política, uma forma positiva, de bem, do bem, com respeito e sempre com a condução de forma muito diplomática e inteligente que nosso Prefeito tem se portado diante de situações algumas vezes adversas e que todo gestor público passa. Este é o modelo de política e de político que a sociedade deseja, sério, honesto, ordeiro, competente e acima de tudo, democrático em seus gestos e ações. Quero e sou parceiro de Humberto Santa Cruz em qualquer momento da sua trajetória política agora e no futuro. Como Presidente do PP tenho orgulho de poder falar de um Prefeito do quadro da agremiação com 71% de aprovação popular, isso me deixa feliz em saber que acertamos em trazer Humberto Santa Cruz ao Partido Progressista em 2012.  

Como Vereador e Presidente da Câmara Municipal fiz o que me foi atribuído como Parlamentar. Iniciei a gestão cortando gastos, limitando assessoria aos vereadores, cortando cota de combustível e controlando diárias para viagens. Projetei e iniciei a construção da Câmara de Vereadores feito com 100% de recursos próprios, mesmo contrariando o Poder Executivo Municipal na época em função de interesses políticos contrários a construção. Sabia que não terminaria sua execução porém sabia também que esta obra seria fundamental para o bom desempenho no futuro da Câmara de Vereadores de LEM. Diferente ao que vemos hoje, o prédio do Executivo Municipal embargado por irregularidades do gestor que a iniciou onde milhões foram gastos e temos um esqueleto de concreto parado que não justifica o gasto feito e ainda impossibilitando o Prefeito Humberto Santa Cruz de prosseguir a obra.

Na minha gestão ainda, implantei o Projeto Câmara Bairro a Bairro onde fazíamos em bairros diferentes da cidade uma sessão ordinária a cada mês para discutirmos os problemas dos munícipes e, nesta sessões os representantes dos bairros tinham voz. Implantei o 0800 CIDADÃO onde a sociedade tinha a oportunidade de elogiar, reclamar e denunciar algo em seu bairro ou na cidade. Disponibilizei o projeto TRANSPARENCIA da Câmara de Vereadores onde existia uma sala com uma funcionária que fornecia a qualquer cidadão cópias de processos de pagamentos e qualquer movimentação financeira feita pela Câmara de Vereadores de forma que o cidadão poderia ter em mãos os processos na íntegra daquilo que se havia comprado ou seja, cheques emitidos, notas fiscais, produto adquirido ou serviços, etc... juntamente a isso, fazia uma prestação de contas pública em sessão ordinária de forma analítica, que todos pudessem compreender e ainda publicava em jornais e outdoor mensalmente. A Câmara trabalhou muito neste período, infelizmente foi um período de conflito intenso com o Poder Executivo Municipal na época pois o que fazíamos para levar ao conhecimento do povo, desagradava o Executivo Municipal porque o Legislativo se destacava mais que o Executivo e isso contrariava os interesses políticos do gestor do Executivo na época. Estou convicto que realizei e cumpri meu dever de parlamentar com apresentação e aprovação de dezenas de projetos com benefícios a sociedade, dezenas de indicações e requerimentos além de constantes fiscalizações das contas do executivo no Tribunal de Contas do Município em Barreiras que geraram diversos processos ao gestor da época e que estão em andamento no STF em brasília.

 

4)  Lem News:  E quanto as mudanças que teve quanto as convenções partidárias, coeficientes de votos e também o aumento de cadeiras na câmara municipal, podendo passar  de 15 para 17 vagas, o que o sr. tem a dizer sobre isso.

 

Em relação as mudanças vejo que foram boas porém, não são suficientes, nesta minirreforma se realmente forem sancionadas pela presidência da república. Exemplificando, quanto ao limite de doações por empresas ou pessoas físicas e, a proibição de empresas que pretendam prestar serviços, realizar obras ou fornecer bens a órgãos públicos. O povo brasileiro não quer que as empresas doem para campanhas eleitorais porém também, não quer que tenha financiamento de campanha com dinheiro público porque nós, o povo, não queremos mais esta conta para pagar. Tambem limitando os gastos públicos de campanha que limitou em 70% do maior gasto declarado para o cargo, foi muito importante. Outra mudança foi a abertura da janela de desfiliação estabelecida em 30 dias antes do prazo de filiação antecipada exigida, neste caso será se for sancionado para seis meses. Tambem nesta minirreforma, as convenções partidárias que eram feitas sempre entre os dias 12 a 30 de junho do ano das eleições, passam a ser de 20 de julho a 5 de agosto. Teremos então apenas 45 dias para campanha dos candidatos e o prazo mínimo de filiação a partido de quem pretende se candidatar passará de um ano para seis meses. As coligações, conforme a minirreforma, o partido só abrirá uma vaga no legislativo se atingir o quociente eleitoral. Não serão mais contabilizados o total de votos conquistados pela coligação para eleger um vereador por exemplo. Somente os votos de cada partido, que atinjam o quociente que abrira uma cadeira no legislativo, como chamam no congresso de Cláusula de Desempenho Individual. Falando também do limite de vagas que cada partido poderá registrar para o legislativo, o partido sem fazer coligação poderá registrar de candidatos por vaga, 150% do número de lugares a preencher ou seja, dando o exemplo aqui de LEM, temos 15 cadeiras no legislativo municipal, o partido poderá preencher além das 15 vagas, mais 50% de candidatos respeitando os 30% no mínimo de vagas para as mulheres. Daria então 22 vagas, isso sem coligação. Com coligação, igual limite valerá.

Quanto as vagas, não acredito que passaremos a ter 17 vagas no legislativo municipal em 2016 porque, acho que não vamos atingir o número de eleitores necessários e nem o número de habitantes em tempo para abrir mais duas vagas conforme define a Constituição Brasileira. Tambem com a crise atual e o contingenciamento de recursos para as instituições de pesquisas como o IBGE, creio que mesmo atingindo a número de população ou eleitores, o instituto não conseguirá atualizar os dados em tempo para que as mudanças possam acontecer em 2016.

5) Lem News:  Suas palavras finais para os internautas do lem News.

 

Agradeço ao LEM NEWS pela oportunidade em poder falar de política, de boa política, aquela que engrandece e contribui de forma positiva para nossa comunidade.  Agradeço a todos que participaram do I° Encontro Regional do Partido Progressista - PP e do I° Encontro Regional das Mulheres Progressistas. A todos os presidentes de partidos que compõem a base de sustentação política do Prefeito Humberto Santa Cruz e principalmente, registrar e agradecer a participação das mulheres e jovens que se fizeram presentes no evento do PP. Vejo que nossa política precisa da participação maior dos jovens e mulheres para uma política mais representativa porque ambas, são o que temos de muito bom e positivo e, precisamos não só estimular como também eleger mais jovens e mulheres na política, para que tenhamos um país mais justo e de melhor qualidade de vida. Um abraço a todos!!!

Fonte: Lem News

1) Pergunta do  Lem News:

 Sr. Valdecir, no último dia 11 de setembro aconteceu a 1ª convecção do PP, e essa além de grande público ainda contou com a presença de figuras ilustres de nosso estado, além do Prefeito Humberto Santa Cruz, teve a presença do  Vice Governador João Leão, seu filho  Caca Leão (Federal) e Antonio Henrique Jr (Estadual), os prefeitos de Barreiras, Antônio Henrique; Barra, Arthur Silva; Muquém do São Francisco, Márcio Mariano; Angical, Leopoldo de Oliveira e Cristópolis, Antônio Pereira da Silva. Além de um número expressivo de lideranças e secretários municipais. Sem mencionar filiações importantíssimas tais como Fábio Lauck, Antônio Franciosi, Werther Brandão entre outros,  com uma  infinidade de filiações de empresários e lideranças locais. Diante de todo esse quadro de respaldo e da credibilidade do sr. Frente à PP, o partido oficial do Prefeito Humberto Santa Cruz, o Sr. Já tem alguma informação de quem será o nome  do candidato do grupo que irá disputar  as eleições para prefeito de 2016?

Resposta de Valdecir - As definições de candidaturas tanto ao executivo quanto ao legislativo se darão somente nas convenções partidárias que antecedem as eleições de 2016. Eu lhe diria que qualquer filiado ao Partido Progressista – PP que queira pleitear uma vaga tem a oportunidade porém, deverá se submeter a convenção partidária. O  Partido Progressista - PP tem excelentes nomes em seu quadro de filiados. Uma coisa é certa, o PP terá candidato a Prefeito e 22 nomes para vereadores em 2016, isso posso garantir, quem será, somente a convenção é que determinará.

 

2) Lem News - As filiações, a princípio, dos candidatos que irão disputar as eleições de 2016, tanto majoritária como para vereador, se encerram no dia 02 de outubro. Isto em caso da Presidenta Sancionar uma nova lei que modificará para 6 meses antes das eleições a data limite. Quais estão sendo as ações do PP? Está definindo tudo tendo como data o dia 02 de outubro próximo ou estão nas expectativas desta mudança de 1 ano para 6 meses?

 

Nosso trabalho vem sendo feito há muito tempo no sentido de filiar bons nomes e que queiram disputar como candidato nas eleições de 2016. Independentemente da minirreforma valer para 2016 ou não, o Partido Progressista de L.E.M. estará preparado e com o objetivo de conquistar pelo menos seis vagas ao legislativo municipal e eleger o sucessor do nosso grande líder o Prefeito Humberto Santa Cruz Filho, Prefeito este que hoje conta com 71% de aprovação da população de Luís Eduardo Magalhães. Quem conheceu LEM antes, e depois da administração de Humberto, sabe muito bem do que estou falando. Portanto, com ou sem mudanças na legislação, o PP está muito bem preparado para 2016.

 

3) Sr. Valdecir, na Pesquisa Best Of Mind de 2015/2016 o seu nome, assim como já aconteceu em outros tempos, consta como um nome forte parta disputar as eleições de 2016. O fato se deu porque o  Sr. tem uma longa história tanto como presidente do PP há 10 anos, como também quando foi vereador de nossa cidade, se tornando o Presidente da Câmara Municipal, inclusive é de sua autoria e foi em sua gestão onde mais se fez para a conclusão da obra da sede própria de nossa Câmara Municipal, um feito histórico que mostra o dinamismo e  a capacidade de sua gestão quando foi colocado a prova! Quais as suas intenções para o pleito de 2016.

 

No momento não tenho interesse nenhum para o pleito de 2016. Vejo que temos ótimos nomes para disputar as próximas eleições municipais tanto para o executivo quanto para o legislativo. Sou parceiro e militante do Partido Progressista – PP para poder contribuir com ideias através de debates da sociedade como aconteceu no orçamento participativo, no plano diretor urbano, nas discussões junto a segmentos organizados da sociedade, somente assim, não como detentor de mandato. A nossa cidade desenvolveu muito nestes últimos sete anos de administração de Humberto Santa Cruz, inclusive na nova forma de se fazer política, uma forma positiva, de bem, do bem, com respeito e sempre com a condução de forma muito diplomática e inteligente que nosso Prefeito tem se portado diante de situações algumas vezes adversas e que todo gestor público passa. Este é o modelo de política e de político que a sociedade deseja, sério, honesto, ordeiro, competente e acima de tudo, democrático em seus gestos e ações. Quero e sou parceiro de Humberto Santa Cruz em qualquer momento da sua trajetória política agora e no futuro. Como Presidente do PP tenho orgulho de poder falar de um Prefeito do quadro da agremiação com 71% de aprovação popular, isso me deixa feliz em saber que acertamos em trazer Humberto Santa Cruz ao Partido Progressista em 2012.  

Como Vereador e Presidente da Câmara Municipal fiz o que me foi atribuído como Parlamentar. Iniciei a gestão cortando gastos, limitando assessoria aos vereadores, cortando cota de combustível e controlando diárias para viagens. Projetei e iniciei a construção da Câmara de Vereadores feito com 100% de recursos próprios, mesmo contrariando o Poder Executivo Municipal na época em função de interesses políticos contrários a construção. Sabia que não terminaria sua execução porém sabia também que esta obra seria fundamental para o bom desempenho no futuro da Câmara de Vereadores de LEM. Diferente ao que vemos hoje, o prédio do Executivo Municipal embargado por irregularidades do gestor que a iniciou onde milhões foram gastos e temos um esqueleto de concreto parado que não justifica o gasto feito e ainda impossibilitando o Prefeito Humberto Santa Cruz de prosseguir a obra.

Na minha gestão ainda, implantei o Projeto Câmara Bairro a Bairro onde fazíamos em bairros diferentes da cidade uma sessão ordinária a cada mês para discutirmos os problemas dos munícipes e, nesta sessões os representantes dos bairros tinham voz. Implantei o 0800 CIDADÃO onde a sociedade tinha a oportunidade de elogiar, reclamar e denunciar algo em seu bairro ou na cidade. Disponibilizei o projeto TRANSPARENCIA da Câmara de Vereadores onde existia uma sala com uma funcionária que fornecia a qualquer cidadão cópias de processos de pagamentos e qualquer movimentação financeira feita pela Câmara de Vereadores de forma que o cidadão poderia ter em mãos os processos na íntegra daquilo que se havia comprado ou seja, cheques emitidos, notas fiscais, produto adquirido ou serviços, etc... juntamente a isso, fazia uma prestação de contas pública em sessão ordinária de forma analítica, que todos pudessem compreender e ainda publicava em jornais e outdoor mensalmente. A Câmara trabalhou muito neste período, infelizmente foi um período de conflito intenso com o Poder Executivo Municipal na época pois o que fazíamos para levar ao conhecimento do povo, desagradava o Executivo Municipal porque o Legislativo se destacava mais que o Executivo e isso contrariava os interesses políticos do gestor do Executivo na época. Estou convicto que realizei e cumpri meu dever de parlamentar com apresentação e aprovação de dezenas de projetos com benefícios a sociedade, dezenas de indicações e requerimentos além de constantes fiscalizações das contas do executivo no Tribunal de Contas do Município em Barreiras que geraram diversos processos ao gestor da época e que estão em andamento no STF em brasília.

 

4)      E quanto as mudanças que teve quanto as convenções partidárias, coeficientes de votos e também o aumento de cadeiras na câmara municipal, passando de 15 para 17 vagas, o que o sr. Tem a dizer sobre isso.

 

Em relação as mudanças vejo que foram boas porém, não são suficientes, nesta minirreforma se realmente forem sancionadas pela presidência da república. Exemplificando, quanto ao limite de doações por empresas ou pessoas físicas e, a proibição de empresas que pretendam prestar serviços, realizar obras ou fornecer bens a órgãos públicos. O povo brasileiro não quer que as empresas doem para campanhas eleitorais porém também, não quer que tenha financiamento de campanha com dinheiro público porque nós, o povo, não queremos mais esta conta para pagar. Tambem limitando os gastos públicos de campanha que limitou em 70% do maior gasto declarado para o cargo, foi muito importante. Outra mudança foi a abertura da janela de desfiliação estabelecida em 30 dias antes do prazo de filiação antecipada exigida, neste caso será se for sancionado para seis meses. Tambem nesta minirreforma, as convenções partidárias que eram feitas sempre entre os dias 12 a 30 de junho do ano das eleições, passam a ser de 20 de julho a 5 de agosto. Teremos então apenas 45 dias para campanha dos candidatos e o prazo mínimo de filiação a partido de quem pretende se candidatar passará de um ano para seis meses. As coligações, conforme a minirreforma, o partido só abrirá uma vaga no legislativo se atingir o quociente eleitoral. Não serão mais contabilizados o total de votos conquistados pela coligação para eleger um vereador por exemplo. Somente os votos de cada partido, que atinjam o quociente que abrira uma cadeira no legislativo, como chamam no congresso de Cláusula de Desempenho Individual. Falando também do limite de vagas que cada partido poderá registrar para o legislativo, o partido sem fazer coligação poderá registrar de candidatos por vaga, 150% do número de lugares a preencher ou seja, dando o exemplo aqui de LEM, temos 15 cadeiras no legislativo municipal, o partido poderá preencher além das 15 vagas, mais 50% de candidatos respeitando os 30% no mínimo de vagas para as mulheres. Daria então 22 vagas, isso sem coligação. Com coligação, igual limite valerá.

Quanto as vagas, não acredito que passaremos a ter 17 vagas no legislativo municipal em 2016 porque, acho que não vamos atingir o número de eleitores necessários e nem o número de habitantes em tempo para abrir mais duas vagas conforme define a Constituição Brasileira. Tambem com a crise atual e o contingenciamento de recursos para as instituições de pesquisas como o IBGE, creio que mesmo atingindo a número de população ou eleitores, o instituto não conseguirá atualizar os dados em tempo para que as mudanças possam acontecer em 2016.

5)      Suas palavras finais para os internautas do lem News.

 

Agradeço ao LEM NEWS pela oportunidade em poder falar de política, de boa política, aquela que engrandece e contribui de forma positiva para nossa comunidade.  Agradeço a todos que participaram do I° Encontro Regional do Partido Progressista - PP e do I° Encontro Regional das Mulheres Progressistas. A todos os presidentes de partidos que compõem a base de sustentação política do Prefeito Humberto Santa Cruz e principalmente, registrar e agradecer a participação das mulheres e jovens que se fizeram presentes no evento do PP. Vejo que nossa política precisa da participação maior dos jovens e mulheres para uma política mais representativa porque ambas, são o que temos de muito bom e positivo e, precisamos não só estimular como também eleger mais jovens e mulheres na política, para que tenhamos um país mais justo e de melhor qualidade de vida.

Fonte: Lem News

 

Fonte: Cabuloso

Fonte: You Tube
voltar   home   subir  imprimir
  PUBLICIDADE


| Todos os Direitos Reservados |