LEM News - Notícias que realmente interessam!
(77) 9.9906-1346
Bahia

O homem suspeito de matar um estudante a tiros e balear outro, que ficou paraplégico, foi condenado a 23 anos e 4 meses de prisão na terça-feira (21), durante audiência realizada no Fórum Ruy Barbosa, na capital baiana. A informação foi confirmada pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) nesta quarta-feira (22).

O caso ocorreu em um bar do bairro de Piatã, em 2014. Segundo a polícia, Jean Devis Lasse de Oliveira cometeu o crime por ciúme da namorada, que estava no local.

Jean Devis Lasse de Oliveira está preso desde 2014, no Complexo Penitenciário de Mata Escura, e foi levado a júri popular, após decisão da Justiça. Segundo o TJ, os sete jurados que participaram do julgamento decidiram, por unanimidade, pela condenação do suspeito. Ele será transferido para a Penitenciária Lemos de Brito, dentro do Complexo da Mata Escura, onde cumprirá a pena.

O crime ocorreu no dia 8 de fevereiro de 2014, quando Tiago Valentim dos Santos Vidal, de 28 anos, e Tauan Santana Santos, que na época tinha 24, deixavam um bar, na orla do bairro de Piatã. De acordo com informações da Polícia Civil, as vítimas participavam de uma festa em comemoração ao aniversário de uma amiga no estabelecimento.

Conforme a polícia, o suspeito teria visto uma foto da ex-namorada com as vítimas, que havia sido compartilhada por ela em uma rede social, e teria se deslocado até o bar. Ao chegar no local, ele atirou nos jovens e fugiu.

Tiago Valetin morreu no local do crime. Já Tauan Santana, foi socorrido e levado para o Hospital Geral do Estado (HGE), onde foi constatado que ele havia ficado paraplégico.

Jean Devis Lasse de Oliveira foi preso três meses após o crime, após participar de uma tentativa de assalto a uma loja de departamentos, no bairro da Pituba, também em Salvador. Segundo a polícia, durante a ação, ele foi baleado na perna e abdomên, por uma pessoa não identidicada, e foi levado para o Hospital Geral do Estado (HGE). Após receber alta, ele foi encaminhado para a penitenciária.

Fonte: G1

Em informe publicado nesta segunda-feira (20), o Ministério da Saúde afirma que "havia uma grande proporção de municípios que estavam com baixas coberturas vacinais" no ano passado e que "este fato pode ter contribuído para a rápida expansão" da febre amarela. Essa relação feita pelo governo federal acompanha a divulgação de dados comparativos sobre a abrangência da vacina em 2016 e neste ano.

Nos municípios com recomendação de vacina, a meta é imunizar 95% dos moradores, inclusive nos anos anteriores. Em 2016, as mesmas 533 cidades de Minas Gerais já estavam incluídas para receber as doses -- 47,4% delas não alcançavam 50% de cobertura; outros 47,8% dos municípios tinham entre 50% e 94,9% de seus moradores vacinados; com mais de 95%, estavam apenas 4,6% das cidades mineiras com recomendação de vacina.

Os estados vizinhos Espírito Santo, segundo mais afetado pelo atual surto, e Rio de Janeiro, que passou a registrar casos confimados na última semana, não estavam na área recomendada de vacinação da doença em 2016.

Fonte: G1

Uma jovem de 18 anos foi executada com 12 tiros dentro de uma academia do município de Catu, a cerca de 90 quilômetros de Salvador, na noite de quinta-feira (16). Segundo informações da delegacia da cidade, o crime foi cometido por dois homens que chegaram a bordo de uma motocicleta.

Ainda de acordo com a polícia, a academia fica no primeiro andar de um estabelecimento comercial. No momento do crime, cerca de 20 pessoas estavam no local. A dupla ordenou que todos se abaixassem, foi até a vítima e realizou os disparos. O socorro foi acionado, mas a jovem morreu antes da chegada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Testemunhas que presenciaram o crime relataram para polícia que os suspeitos usaram capacetes durante toda ação, e fugiram em seguida. A Polícia Militar (PM) foi acionada e realizou rondas pela região, mas até a manhã desta sexta-feira (17), ninguém foi preso.

Em contato com o G1, o delegado Henrique Morais, responsável pelo caso, informou que a vítima não tinha passagem pela polícia. A motivação e autoria do crime serão investigadas pela delegacia de Catu. "A vítima não tinha passagem, e até o momento é muito cedo para levantar qualquer ideia. Estamos ouvindo testemunhas para entender melhor o que aconteceu", explicou o delegado.

Fonte: G1

A Polícia Federal (PF) cumpre 11 mandados de prisão preventiva e 32 mandados de busca e apreensão nas cidades de Ilhéus, Itabuna, Ubaitaba, Jequié, Itapetinga e Teixeira de Freitas, todas na região sul da Bahia, na manhã desta quinta-feira (16). A operação visa coibir os crimes de contrabando de cigarro e lavagem de dinheiro praticados por uma organização criminosa.

Segundo informações da PF, o grupo efetuava o transporte de cigarros contrabandeados do Paraguai em veículos de passeio.

As investigações duraram cerca um ano, e começaram depois da prisão em flagrante de alguns integrantes do grupo.

A partir das prisões foi possível identificar alguns receptadores que adquiriram as mercadorias dos transportadores, e realizavam venda no comércio local.

Durante as investigações foram feitas diversas apreensões, totalizando mais de 1 milhão de maços de cigarros apreendidos, das mais variadas marcas. Os investigados responderão pelos crimes previstos nos artigos 334 do Código Penal (Contrabando), 2º da Lei n. 12.850/13 (Organização Criminosa) e 1º da Lei n. 9.613/98 (Lavagem de Dinheiro).

Fonte: G1

O subtenente da Polícia Militar Cláudio Guimarães Müller de Azevedo, 43 anos, matou a esposa, de 36 anos, e o filho, de 11, antes de se matar, segundo informações da Polícia Civil nesta quarta-feira (15). A constatação foi da perícia realizada pelo Departamento de Polícia Técnica de Salvador (DPT) no apartamento onde a família morava, localizado em um prédio no Loteamento Aquarius, no bairro da Pituba, na capital.

Conforme o perito criminal Ríbio Januário, que fez a análise no local do crime, a arma do policial, uma pistola ponto 40, foi encontrada junto ao corpo dele. Ele revelou que os corpos da criança e do pai estavam no quarto do casal. O da mulher do militar foi achado dentro do quarto do filho.

Os corpos do casal e da criança foram levados para o DPT por volta das 17h15. Não há detalhes sobre o sepultamento dos três.

De acordo com informações apuradas no local pela equipe do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), responsável pela investigação do caso, o subtenente chegou ao prédio onde morava por volta das 1h30 da madrugada e os disparos foram ouvidos cerca de meia hora depois.

Ainda segundo a Polícia Civil, o policial morreu com um tiro na cabeça, enquanto mãe e filho foram baleados três vezes cada um. A polícia não informou em que parte do corpo as vítimas foram alvejadas. Conforme as investigações, não havia indícios de violação na porta do apartamento.

O DHPP apura ainda as circunstâncias do crime e a motivação. A arma do militar foi encaminhada para perícia. Vizinhos e familiares são ouvidos pela polícia e imagens de câmeras do local também serão analisadas.

 

Fonte: G1

Um acidente envolvendo três carros, um ônibus e um carreta deixou, ao menos, uma pessoa morta no final da tarde desta terça-feira (14), na ladeira do Bambuí, no bairro de São Caetano, em Salvador. De acordo com testemunhas, a carreta desceu a ladeira desgovernada e atingiu um carro que foi prensado em um ônibus. O veículo ficou destruído e o condutor morreu no local. O corpo está preso às ferragens.

De acordo com a Transalvador, equipes do Corpo de Bombeiros tentar retirar o veículo do local para que a remoção do corpo da vítima seja feita. Equipes do Samu e do Salvar também estão no local.

Segundo informações do Corpo de Bombeiros, ⁠⁠duas pessoas feridas foram encaminhadas para o Hospital Geral do Estado (HGE). Não há detalhes sobre o estado de saúde delas.

Uma multidão de curisosos acompanha o trabalho de resgates no local. A rua está completamente interditada. De acordo com a Transalvador, por conta do acidente, um longo congestionamento se formou no local. O engarrafamento já atinge os bairros de Pirajá e Marechal Rondon. Quem passa pelas imediações da Estação Pirajá também enfrenta lentidão no trânsito. A Transalvador não tem informações da extensão do congestionamento. Agentes do órgão acompanham a situação.

Até o fechamento desta reportagem, os veículos envolvidos no acidente ainda estavam no local do ocorrido. Conforme a Transalvador, os carros, o caminhão e o ônibus só poderão ser retirados após a conclusão da perícia.

 

 

Fonte: G1

Um fazendeiro foi preso com três fuzis e mais de mil munições na zona rural de Lapão, região centro-norte do estado. A prisão ocorreu durante operação conjunta das polícias Civil e Militar, além do Ministério Público, na última sexta-feira (10), mas as informações só foram divulgadas nesta segunda-feira (13).

O homem preso é suspeito de efetuar disparos de arma de fogo que danificaram o Fórum de Canarana. O fazendeiro tinha mandados de prisão contra ele, e outro de busca e apreensão. Na fazenda, foram apreendidos três fuzis, dois de calibres 762 e um 556, mais de mil munições, carregadores, coletes e toucas, estilo ninja.

Ele foi conduzido à Delegacia Territorial (DT), de Lapão, subordinada à 14ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), com sede em Irecê. De acordo com a polícia, o fazendeiro está à disposição da Justiça.

Fonte: G1

O jovem de 22 anos preso e o adolescente de 17 apreendido após o homicídio do cantor e compositor Felipe Yves, de 21 anos, achado morto em um matagal no bairro de Boca da Mata, em Salvador, confessaram envolvimento no crime. A informação foi divulgada, na noite desta quarta-feira (8), pela Polícia Civil da Bahia.

Os suspeitos foram localizados, pela manhã, por equipes do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) no bairro de Cajazeiras. Andrei Jesus dos Santos, conhecido como Lacoste, e o adolescente estavam escondidos nas casas ondem moram. Eles prestaram depoimento logo depois de terem sido encontrados.

Com o adolescente, segundo a polícia, foi apreendido um revólver, calibre 38, que foi encaminhado ao Departamento de Polícia Técnica (DPT), para ser periciado e verificar se foi a arma utilizada durante o crime.

Andrei foi encaminhado para o Complexo Policial da Baixa do Fiscal. Já o adolescente foi levado para à Delegacia do Adolescente Infrator (DAI).

Fonte: G1

Uma adolescente de 16 anos foi apreendida após entrar na maternidade do Hospital Roberto Santos, no bairro do Cabula, em Salvador, com uma faca para tentar matar uma mulher que tinha acabado de dar à luz. De acordo com informações passadas pela Polícia Civil da Bahia, nesta terça-feira (7), a jovem utilizou um jaleco para não levantar suspeita.

À polícia, a suspeita informou que pretendia matar a mulher de um traficante que teve um bebê e se encontrava naquele setor do hospital. O crime, segundo ela, foi encomendado por um traficante rival ao marido da mulher.

A suspeita foi flagrada com a faca andando pelos corredores da maternidade por funcionários do local, que acionaram uma viatura da 23ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM). A maternidade fica no terceiro andar do prédio.

A jovem, que segundo a polícia, é usuária de drogas, foi conduzida à Delegacia para o Adolescente Infrator (DAI) e ouvida pela delegada Claudenice Mayo. Ela também relatou no depoimento, conforme a polícia, que o mandante do crime é conhecido pelo apelido Fuinha e que seria morta caso não cumprisse a ordem.

A delegada informou que vai encaminhar uma cópia do procedimento à 6ª Delegacia Territorial (DT), em Brotas, para apurar a veracidade da versão fornecida pela adolescente. O traficante apontado como mandante do crime está sendo procurado. A adolescente foi apresentada ao Ministério Público (MP) para adoção de medidas socioeducativas.

Fonte: G1

O incêndio que atinge o Parque Natural Pico das Almas, na cidade de Rio de Contas, na região da Chapada Diamantina, na Bahia, desde a manhã de sexta-feira (3), já destruiu cerca de 675, 23 hectares, o que equivale à mesma quantidade de campos de futebol, conforme levantamente divulgado nesta segunda-feira (6) pelos Bombeiros Militares da Bahia e pela prefeitura da cidade.

Os focos de incêndio estão controlados na região. São 18 combatentes, entre bombeiros militares e brigadistas, dispostos em pontos da Serra das Almas, realizando trabalho de rescaldo e contendo reignições do fogo.

A Secretaria de Meio Ambiente da cidade já havia informado que o incêndio chegou a atingir a vegetação de nascentes de rios, como o Paramirim, e matou animais, a exemplo de cobras, na região.

Conforme os Bombeiros Militares, a região de Rio de Contas faz parte da Área de Proteção Ambiental (APA) da Serra do Barbado.

Na noite de domingo (5), houve diminuição da temperatura na região, o que pode ter contribuído para a melhora da situação.

A equipe conta ainda com o helicóptero da Operação Bahia sem Fogo que, além de deixar os combatentes próximo aos locais de atuação, lança água em pontos mais relevantes, através do sistema “Bambi Bucket”, uma espécie de bolsa com água.

Não há informações do que pode ter provocado o incêndio.

Fonte: G1

Bombeiros controlaram o fogo, e na tarde desta sexta-feira (3), realizam operação de rescaldo na Área de Proteção Ambiental (APA), na Praia do Forte, que fica no município da Mata de São João, Litoral Norte da Bahia, que foi atingida por um incêndio na segunda-feira (27).


Entre bombeiros, guardas municipais, e funcionários da APA, 39 homens participam da operação. O grupo agora atua para esfriar a terra abaixo do solo, e evitar que o fogo volte a queimar a vegeteção, como explica o capitão Rodolfo Cunha.

"É bem difícil, ocorre uma chama em profundidade, nas raizes da vegetação, e a gente tem que utilizar um material para cavar e extinguir essa chama em profundidade", disse o capitão do Corpo de Bombeiro. 

Segundo os bombeiros, o  incêndio já atingiu cerca de 90 hectares e alguns animais, como tartarugas e bichos-preguiça foram mortos pelo fogo. Não há previsão de chuva forte para o local nos próximos dias.

O fogo chegou a ser controlado, mas reacendeu na noite de quarta-feira (1º). Desde a manhã de quinta-feira (2), uma equipe do Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer) e 35 bombeiros estiveram no local atuando no combate às chamas

Fonte: G1

A Polícia Civil apura se o homem de 52 anos, a mulher dele, de 48, e o filho do casal, de 22, mortos em casa no centro da cidade de Conceição da Feira, a cerca de 100 quilômetros de Salvador, foram vítimas de um latrocínio (roubo seguido de morte).

O crime ocorreu por volta das 2h da madrugada desta quinta-feira (2) e teria sido cometido por três homens que chegaram ao local armados e encapuzados. Os suspeitos ainda não foram identificados.

As vítimas foram Jeovânio Lima da Costa, de 52 anos, Eluzia Almeida da Costa, 46, e William Almeida da Costa, 22. Uma menina de cinco anos, que é filha de William e que presenciou o crime, foi poupada pelos criminosos e não se feriu.

A suspeita de latrocínio foi levantada pela polícia porque, conforme a investigação, os criminosos teriam entrado no local e exigido que lhes fossem entregue dinheiro. Depois de atendidos, os criminosos executaram os três e ainda levaram armas encontradas na casa.

Outras hipóteses , no entanto, ainda não foram descartadas. De acordo com o delegado Augusto Saldanha, titular da Coordenadoria de Polícia Civil do Interior (Coorpin/Santo Amaro), que apura o caso, os investigadores procuram levantar informações sobre os últimos dias da família, toda de agricultores, para saber se houve algum tipo de conflito com outras pessoas da região que possa ter motivado o crime.

Ainda segundo o delegado, a polícia está em busca de imagens do local e de possíveis testemunhas.

Fonte: G1

Depois de se apresentar nos trios do circuito Barra-Ondina e de ter desfilado na Grande Rio, que a homenageou, Ivete Sangalo resolveu curtir o Carnaval de um modo incomum para ela: como pipoca, nome dado aos que pulam na rua, sem abadá, fora das cordas dos trios. Para passar despercebida e aproveitar a festa, Ivete se fantasiou — ou disfarçou — de palhaço. Junto ao marido, o nutricionista Daniel Cady, e alguns amigos, todos no mesmo figurino de clown, Ivete percorreu as ruas de Barra-Ondina sem segurança. O segredo foi revelado pela própria Ivete, em seu Instagram.

Ela postou uma foto fantasiada com os amigos e disse, na legenda: “E, para fechar com chave de ouro o meu Carnaval, amigos reunidos na pipoca da minha cidade, Salvador! Que farra boa. Saí do Farol da Barra e fui ver de pertinho Xanddy, voltei, peguei Durval Lelys, fui até Ondina, voltei e peguei Claudia Leitte, voltei e peguei Armandinho Macedo e depois fui me divertir no @camarotecluboficial . Meus amigos que eu amo foram junto comigo e foi demais! Feliz Carnaval!”.

Nos comentários, os seguidores elogiaram a cantora: “Como não te amar, Ivete?”, disseram alguns, enquanto outros ficaram impressionados com a energia da cantora. “Mulher, quero um dia ter metade da sua disposição e energia! Te admiro demais!! Beijos!”, comentou uma fã.

Fonte: Veja

Quatro pessoas foram presas em flagrante, em Salvador, comercializando credenciais que dão acesso a moradores às imediações do circuito do carnaval. As prisões ocorreram no último domingo (26). As informações foram passadas pela assessoria da prefeitura da cidade, nesta terça-feira (28).

Ainda segundo a prefeitura, desde o início oficial da festa, na quarta-feira (22), até segunda-feira (27), foram apreendidos 60 adesivos de credenciais por uso irregular. A credencial amarela, que dá acesso à Avenida Centenário via Rua Sabino Silva ou Rua Ranulfo de Oliveira, foi o modelo mais apreendido pela fiscalização da Transalvador.

Durante a festa na capital baiana, há cinco zonas de restrição à circulação no entorno dos circuitos, com acesso permitido para moradores, a partir das 13h, apenas com uso de credenciais em formato adesivo, nas cores vermelha, roxa, amarela, marrom e verde.

As credenciais devem ser coladas no para-brisa dos veículos, permitindo os acessos específicos para cada zona. Entre 5h e 13h, haverá circulação livre nas áreas de restrição, exceto para os veículos que farão carga e descarga, que seguirão o horário regulamentado pela portaria do Carnaval.

A credencial foi criada para garantir a mobilidade de moradores. Durante o carnaval do ano de 2016 foram apreendidas 300 credenciais, entre falsificadas e comercializadas.

Fonte: G1

O turista francês Alain Wergeil, de 72 anos, caiu e morreu na tarde deste domingo (26), da Cachoeira da Fumaça, na região da Chapada Diamantina, na Bahia, enquanto fazia uma trilha no local.

De acordo com informações do Corpo de Bombeiros Militar do estado, a vítima fazia parte de um grupo que estava com um guia local e fazia o passeio na trilha da Cachoeira da Fumaça por cima. O local é um dos mais visitados da região.

Ainda segundo os bombeiros militares, o corpo já foi localizado com ajuda de uma aeronave da Operação "Bahia sem Fogo", mas o resgate só será feito na segunda-feira (27), porque o local é de difícil acesso e as condições climáticas estavam ruins.

Ainda não há detalhes de como ocorreu a queda Os bombeiros disseram que já informaram o caso à Polícia Civil de Lençói

Fonte: G1

Uma cadela da Polícia Militar encontrou 19 buchas de maconha escondidas em uma moite, na praça central de Porto Seguro, município na região sul da Bahia. O animal foi levado até o local depois de uma denúncia anônima sobre tráfico de drogas na quarta-feira (24). Ninguém foi preso na ação. 

A cadela é da raça Pastor Belga de Mallinois, e conhecida como Diva. A droga apreendida estava pronta para consumo e foi levada para a delegacia da cidade. Uma guarnição do 8º BPM realizou rondas pela região, mas nenhum suspeito foi localizado. 

Fonte: G1

Ivete Sangalo puxa um trio sem cordas na noite desta quinta (23) no carnaval de Salvador. Enquanto a baiana não chega para a folia, o que chama atenção é o "Barretão", trio que acompanha a cantora. Este ano, a ornamentação vem em referência à música de trabalho de Ivete, "O Doce".

O figurino de Ivete também será inpirado na música, composição de Gigi e Filipe Escandurras, e aposta da artista na folia deste ano. Ivete revelou a novidade em entrevista à TV Bahia.

Fonte: G1

Um homem de 42 anos foi engolido por uma cratera de aproximadamente 5 metros de profundidade na manhã desta terça-feira (21), na cidade de Teixeira de Freitas, no sul da Bahia. De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, a vítima passava pela Rua dos Aimorés, no centro do município, quando parte da pavimentação cedeu e ele caiu.

A vítima foi resgatada por agentes do 18º Grupamento de Bombeiros Militar (GBM). Os bombeiros usaram uma escada para conseguir alcançar o homem. Chovia no momento do resgate e um guarda-chuva chegou a ser usado pela equipe para proteger a vítima.

Após ser removido da cratera, o homem foi socorrido pelo Samu e levado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Teixeiras de Freitas. Não há informações sobre o estado de saúde dele.

O Corpo de Bombeiros informou que há indícios de que o buraco foi causado por um deslizamento de terra provocado pela chuva que atinge a cidade. O caso será investigado pela Defesa Civil do município. O G1 entrou em contato com a Prefeitura de Teixeira de Freitas que ficou de se posicionar sobre o assunto.

Fonte: G1

A folia começa oficialmente na quarta-feira (22), mas quem esteve entre a Ondina e a Barra neste domingo (19) garante "que já é carnaval cidade". Não houve espaço para quem quiz ficar à beira mar na orla de Salvador. As ruas transversais ficaram lotadas de crianças, adolescentes, adultos e idosos que juntos transformaram a pré-folia em um “Furdunço”, nome oficial da festa que já está na sua quarta edição. A organização estimou um público de um milhão de pessoas

Neste ano, foram 41 atrações na rua desfilando no contrafluxo do Circuito Dodô (Barra-Ondina), saindo da região do Clube Espanhol, em Ondina, e seguindo para o Farol da Barra. As atrações mais esperadas fizeram o público se apertar e se alguém levou pisão no pé “ninguém quis saber quem foi”.

O pagodeiro Léo Santana, que estreou na festa na melhor fase da sua carreira, era esperado desde cedo por centenas de fãs que se arriscavam até mesmo nos morros que ficam no entorno no circuito para acompanhar o “rei das santinhas”. BaianaSystem, que já tem participação cativa no Furdunço, voltou a arrastar uma multidão que “agradeceu, "merci beaucoup”.

Fonte: G1

Um adolescente morreu afogado em um trecho do Rio de Contas, no município de Ipiaú, região sul da Bahia, na manhã desta sexta-feira (17). De acordo com informações da Polícia Civil, a vítima tomava banho com amigos no momento em que se afogou.

Segundo a polícia, pessoas que moram nas proximidades tentaram salvar o adolescente, mas ele já estava morto quando foi removido da água. O pai do rapaz passou mal e precisou ser socorrido. A polícia informou que o homem foi levado para o Hospital Geral de Ipiaú.

Conforme a polícia, o corpo do adolescente foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Jequié, onde será periciado. A polícia informou que a identidade e a idade do rapaz são desconhecidas, pois os familiares ainda não compareceram à delegacia com a documentação da vítima.

Fonte: G1
voltar   home   subir  imprimir
  PUBLICIDADE


| Todos os Direitos Reservados |