LEM News - Notícias que realmente interessam!
(77) 9.9906-1346
Bahia

O ano de 2017 será dos concursos públicos estaduais e municipais. Com os concursos no Poder Executivo Federal suspensos, os candidatos que buscam uma vaga no serviço público terão que mudar o foco dos estudos ou esperar por novas seleções no ano que vem. O número de vagas previstas em órgãos de estaduais e nas prefeituras das capitais chega a 19,1 mil, segundo levantamento feito pelo G1*.

Em meio à crise fiscal, o governo vem enxugando as despesas públicas e interrompeu as contratações de servidores. Os cargos comissionados foram cortados e diversas estatais anunciaram programas de demissão voluntária.

A saída para os concurseiros é olhar para as vagas municipais e estaduais. O G1 fez uma lista de concursos previstos por estado (veja no fim do texto).

“Temos mais de 5 mil municípios no país, o que gera uma grande possibilidade em relação aos concursos. Muitas vezes, por serem mais localizados, são concursos de menor visibilidade, mas nem por isso menos atrativos. Em alguns casos, são excelentes concursos e com pouca concorrência, exatamente por serem menos divulgados”, afirma Lia Salgado, colunista do G1.

Não há previsão de concursos estaduais ou na capital do estado no Amapá, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Tocantins.

Fonte: G1

A mesa diretora da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) aprovou, na terça-feira (14), o corte de 4% no salário dos parlamentares para cada falta a sessões em comissões e no plenário da Casa. Ao G1, o presidente da Alba, Angelo Coronel (PSD-BA), disse que a penalidade deve implicar no desconto cerca de R$ 1 mil por falta, já que o salário do parlamentar é em torno de R$ 21 mil. A medida começa a ser aplicada a partir desta quarta-feira (15).

O desconto é cumulativo para cada falta não justificada. As ausências só serão aceitas em caso de doença, mediante apresentação de atestado médico e de viagem para atividade parlamentar.

“[O corte] é para dar estímulo ao parlamentar de que só vai ao plenário terça-feira, quando votam os projetos do Executivo, e as comissões não funcionavam. E também para aumentar a participação em debate em plenário”, afirma Angelo Coronel.

A mesa diretora ainda definiu que não aplicará o reajuste escalonado da verba de gabinete que remunera os salários dos assessores parlamentares. A Câmara dos Deputados havia aprovado para fevereiro o reajuste escalonado de 5%, 4,8% e 4,9%, o que representa percentual superior a 15%, já que os aumentos são cumulativos.

Fonte: G1

 

 

Um suspeito de envolvimento na chacina em que oito jovens morreram, sendo quatro filhos de policiais, em Porto Seguro, no sul da Bahia, no dia 5 de fevereiro, foi preso pela polícia na segunda-feira (13). As informações foram passadas ao G1 nesta terça-feira (14) pelo delegado Moisés Damasceno, coordenador regional da Polícia Civil. Ele não deu mais detalhes sobre a prisão e sobre o envolvimento do suspeito no crime.

Um dos sobreviventes da chacina contou que um dos suspeitos falou que eles não tinham mais balas para atirar, o que aponta que a chacina só não foi maior porque a munição dos criminosos acabou.

Segundo a Polícia Civil, as vítimas foram mortas após voltarem de uma festa "paredão", que ocorreu na orla de Porto Seguro, na noite do domingo. O delegado Moisés Damasceno informou que os jovens teriam se envolvido em uma discussão no evento, mas que a briga não teria relação com o crime.O delegado ainda disse que os suspeitos de terem participado do crime têm envolvimento em uma outra chacina, ocorrida há dois anos e meio, quando seis pessoas foram morta.

Fonte: G1

Três dias após o início de fortes chuvas, a prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia, decretou estado de emergência na manhã desta segunda-feira (13). Segundo a prefeitura local, o último levantamento aponta cerca de 150 famílias desalojadas após uma série de alagamentos em bairros populosos como Mimoso I, Mimoso II e Santa Cruz.

Com as chuvas, um córrego que corta o município transbordou e alagou diversas residências.

Das famílias desalojadas, 30 estão em imóveis alugados pela prefeitura por meio do programa "Aluguel Social". As demais estão em casas de amigos e parentes.

Segundo a prefeitura, a escola Vânia Aparecida está servindo de ponto de apoio para arrecadação de donativos. Até a manhã desta segunda-feira, além de alimentos, foram distribuídos para as famílias desalojadas mais de 100 colchões, lençóis e cobertores.

Chuvas
O temporal que inundou ruas e alagou casas no município de Luís Eduardo Magalhães começou na sexta-feira (10), por volta das 14h. Muitas pessoas que precisaram sair de casa tiveram que andar em algumas ruas com água na altura dos joelhos. Apesar dos transtornos, segundo a prefeitura, não houve registro de feridos.

Fonte: G1

Uma carreta pegou fogo, por volta das 14h30 deste sábado (11), na rodovia BR-242, próximo à cidade de Andaraí, localizada a cerca de 430 quilômetros de Salvador. Segundo o Corpo de Bombeiros, não foi registrada nenhuma morte no acidente, entretanto ainda não há informações sobre feridos.

Ainda de acordo com os bombeiros, o subgrupamento da corporação em Lençóis, a cerca de 90 quilômetros de Andaraí, foi encaminhado ao local e conseguiu debelar o fogo. A cabine e parte da carroceria ficaram completamente destruídas.

A carreta transportava uma carga de sal, que foi preservada em boa parte. A causa do incêndio ainda não foi determinada.

Fonte: G1


Uma batida frontal entre dois carros deixou três mortos e quatro feridos na altura do km 14 da BA-001, trecho entre os município de Ilhéus e Olivença, região sul da Bahia, na quinta-feira (9). Os veículos ficaram destruídos. As vítimas que morreram foram dois homens, de 62 e 67 anos, e uma mulher, de 55, que era professora da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

Uma mulher de 52 anos, duas crianças, de 2 e 3 anos, e um adolescente, de 14, ficaram feridos no acidente. As vítimas foram socorridas para o Hospital Regional Luiz Viana Filho, em Ilhéus. Um dos homens mortos após o acidente também chegou a ser socorrido para a unidade de saúde, mas não resistiu aos ferimentos.

G1 entrou em contato com o hospital na manhã desta sexta-feira (10), mas o estado de saúde dos pacientes não foi divulgado. A UESC, universidade onde uma das vítimas dava aulas, divulgou uma nota de pesar lamentando a morte da professora, que trabalhada no Departamento de Letras e Artes.

Segundo informações do Corpo de Bombeiros, o trecho da pista onde o acidente aconteceu precisou ser interditado durante a noite de quinta-feira, mas foi liberado ainda na madrugada desta sexta (10). A motivação da batida ainda não foi determinada.

Fonte: G1

Uma menina de 13 anos morreu na tarde desta quinta-feira (9), após ser baleada na cabeça, dentro da casa onde morava, no bairro Campinhos, na cidade de Vitória da Conquista, região sudoeste da Bahia. De acordo com informações da Polícia Militar, o namorado da jovem teria sido o autor do crime. Ainda conforme a PM, vizinhos da vítima relataram que ela estava grávida.

Testemunhas contaram que a vítima discutia com o suspeito, quando o rapaz atirou nela e depois fugiu do imóvel. Ainda não há informações sobre a identidade do suspeito.

A PM informou que agentes da 78ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) realizam buscas na região, à procura do namorado da adolescente. Até o fechamento desta reportagem, o suspeito ainda não havia sido encontrado.

O corpo da vítima foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) da região, onde será periciado. O caso será investigado pela Polícia Civil.

Fonte: G1

 

Na segunda-feira (6), o menino baiano Adrian de Jesus Barreto, de 11 anos, participou da primeira aula como estudante de balé na Escola Bolshoi de Joinville, no Norte catarinense. A família dele conseguiu com uma campanha nas redes sociais viabilizar o sonho. As passagens aéreas, dois meses de aluguel e alimentação foram financiadas por doações, como mostrou o Jornal do Almoço.

A família chegou a Joinville no último final de semana. Adrian trouxe os seus ursos de pelúcia de Salvador. A mãe dele, Valdeci Barreto, chegou a lotar a mala com roupas de lã, achando que no Sul estaria frio. "Tava vendo no noticiário que estava chovendo, pensei que estivesse fazendo frio", riu Valdeci, ao chegar com calor de mais de 30ºC.

Sem a campanha nas redes sociais, só o aluguel da casa já comprometeria toda a renda.  "Foi como se nossa família tivesse crescido e cada pessoa que tivesse ali [doado dinheiro] fosse parte da família agora", disse o pai Ricardo Barreto.

Fonte: G1

 

Os bandidos responsáveis pela chacina que deixou oito mortos e um ferido em Porto Seguro, na região sul da Bahia, chegaram ao local do crime se passando por policiais. Segundo informações da Polícia Civil, os criminosos estavam encapuzados, usando roupa de camuflagem, coletes balísticos e armas de grosso calibre. 

Dois homens e todas as mulheres que estavam na casa foram poupados pelos bandidos. O ferido na chacina segue internado no Hospital Luís Eduardo Magalhães, em Porto Seguro. O estado dele é grave.

Segundo a polícia, os outros sobreviventes do atentado começaram a ser ouvidos pela polícia ainda na segunda-feira (6), um dia após o crime. Vizinhos da casa onde o ataque aconteceu também prestaram depoimento. Até a manhã desta terça-feira (7), nenhum suspeito de participar da chacina havia sido preso.

A motivação do crime também segue sob investigação. “A gente vai atuar com todo empenho possível para identificar a autoria, identificar a motivação, e descartar ou não se isso tem relação com o fato dessas vítimas serem filhos de policiais”, explicou o coordenador regional da Polícia Civil, Moisés Damasceno.

Ainda de acordo com o delegado, nenhuma das vítimas tinham passagem pela polícia. "Nada pesa sobre a conduta de nenhuma das vítimas, então é um fato que precisa ser investigado por todas as linhas”, disse o coordenador regional.

Enterro
Um dos oito mortos na chacina, o jovem Igor Lélis dos Santos Santana, que era filho de um policial militar, foi enterrado ainda na segunda-feira, em Porto Seguro.

As outras sete vítimas vão ser sepultadas nesta terça-feira. A maioria em Porto Seguro. São eles: Felipe Ricardo Lopes Borges; Vinícius Bispo dos Santos (Cabo da Aeronáutica);  Vitor Claudio do Nascimento Bispo e Caio Felipe do Nascimento Bispo (filhos de policial civil); Gabriel de Jesus Feitosa; Leandro de Jesus Feitosa. O jovem Gabriel Lobo Fernandes, que era filho de um PM já falecido, será enterrado na cidade de Mascote.

Fonte: G1

Uma chacina deixou oito homens mortos e um ferido no bairro de Porto Alegre I, em Porto Seguro, município no extremo sul da Bahia, na noite de domingo (5). Segundo informações da Polícia Militar (PM), nove homens fortemente armados cometeram o crime e fugiram em seguida. Até a manhã desta segunda-feira (6), ninguém foi preso.

Ainda de acordo com PM, o grupo chegou a bordo de uma caminhonete Ranger de cor vermelha, e efetuou vários disparos. Três corpos foram encontrados do lado de fora da casa, e outros cinco dentro do imóvel.

O homem que foi baleado e sobreviveu ao ataque foi socorrido para o Hospital Regional Luiz Eduardo Magalhães. O estado de saúde do paciente não foi informado

No local do crime foram encontradas capsulas de fuzil calibre 556, segundo a polícia. Por volta das 7h50, as vítimas ainda não haviam sido identificadas. A PM informou que faz rondas na região na tentativa de localizar os suspeitos do crime. Ainda não há informações sobre o que pode ter motivado a chacina. A Polícia Civil vai investigar o caso.

O veículo usado no crime foi abandonado pelos banididos e encontrado pela polícia. A caminhonete foi levada para o pátio da delegacia de Porto Seguro. Segundo informações da polícia o automóvel havia sido roubado horas antes.

 

Fonte: g-1

Cerca de duas toneladas de maconha foram apreendidas na tarde desta quinta-feira (2), na BA-026, trecho entre os municípios de Maracás e Contendas do Sincorá, no sudoeste da Bahia. De acordo com informações da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), a droga estava escondida em um caminhão que passava pela rodovia e foi parado por policiais. O motorista do veículo conseguiu fugir.

egundo a PRE, agentes realizavam abordagens na região, quando viram o caminhão se aproximar e pediram para o motorista parar, mas o homem acelerou e furou a barreira. Os policiais rodoviários seguiram o suspeito, que parou o veículo em um trecho da rodovia e correu para um matagal às margens da pista. Ele não foi encontrado.

Ainda conforme a PRE, a droga estava separada em tabletes e escondida sob uma camada de pedaços de grama. Após averiguação da carga, o caminhão e a droga apreendida foram apresentados na Delegacia Territorial (DT) de Jequié. O caso será investigado pela Polícia Civil.

Fonte: G1

Um cigano de 50 anos foi morto a tiros dentro de um carro na segunda-feira (30), em Guanambi, município na região sudoeste da Bahia. A vítima foi surpreendida por quatro homens. Dois deles foram presos e um foi morto durante uma troca de tiros com a polícia, e outro conseguiu fugir. No carro do cigano foram encontrados cerca de R$ 7 milhões em notas promissórias.

Ainda de acordo com a polícia, os suspeitos fugiram de carro, mas se envolveram em um acidente poucos metros depois do local do crime, e seguiram a fuga a pé. Após serem localizados, houve troca de tiros e um dos suspeitos morreu no local. Os presos foram encaminhados para delegacia da cidade.

No carro utilizado pelos bandidos, a polícia apreendeu um revólver, que também foi levado para a delegacia. Os homens presos contaram em depoimento que foram contratados para cometer o crime. A polícia já tem informações sobre os mandantes do homicídio, e investiga o caso em sigilo.

Fonte: G1

Um homem de 35 anos morreu afogado no domingo (29), em Itabatã, distrito da cidade de Mucuri, no sul da Bahia. De acordo com a polícia, a vítima aproveitava o final de semana com a família em uma represa do distrito, quando resolveu entrar na água com o filho de cinco anos, no ombros.

Conforme a polícia, o homem foi para o ponto mais fundo da represa e começou a se afogar, mas conseguiu jogar a criança para a parte rasa. Apesar de salvar o filho, a vítima teve o corpo levado pela água. Ele foi encontrado morto, por populares, ainda no domingo.

O corpo do homem foi levado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Teixeira de Freitas, também no sul da Bahia. Não há detalhes sobre o sepultamento.

Fonte: G1

Um caminhão que transportava coco tombou no último sábado (28), na BR-116, entre Itatim e Paraguaçu, a cerca de 250 quilômetros de Salvador, após uma colisão com um carro de passeio. Cinco pessoas, todas do carro, ficaram levemente feridas.

Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente ocorreu na altura do KM-501 da rodovia. Não há informações sobre as circunstâncias da colisão.

Após a batida, o caminhão se chocou em uma guard rail antes de tombar. A carga de coco ficou espalhada pela pista. O carro de passeio ficou destruído.

Fonte: G1

Uma embarcação com 95 passageiros, entre adultos e crianças, e 10 tripulantes ficou presa por cerca de 4 horas no reservatório de Sobradinho, em Juazeiro, norte da Bahia, durante um passeio turístico na região do Rio São Francisco, na tarde deste sábado (28). O roteiro é conhecido como Vapor do Vinho. Não houve feridos.

Turista de Salvador, Henrique Barbosa afirmou que algumas pessoas ficaram nervosas com a situação e com a falta de satisfação sobre o que havia ocorrido. "Ficamos lá [parados] das 14h às 18h", disse.

O Samu foi acionado e chegou a checar a pressão arterial de algumas pessoas na embarcação, mas não houve pânico.

Em contato com o G1, Rogério Rocha, administrador da empresa responsável pelo roteiro turístico, chamado Vapor do Vinho, disse que houve um problema nos portões da eclusa do reservatório do Sobradinho, que deveriam abrir para passagem da embarcação por um canal, o que é considerado o ponto alto do passeio.

"A passagem pela eclusagem é um elevador de água de 32,5 metros. [Qando os portões se abrem] possibilita que a embarcação vença o desnível da barragem, saindo da parte mais alta para a mais baixa. Nós ficamos dentro da câmara que esvazia para chegar ao nível natural do Rio São Francisco. Na hora que o barco desceu, os portões não abriram. Isso nunca tinha acontecido", relatou Rogério.

Segundo Rocha, funcionários da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), que administra o reservatório de Sobradinho, foram acionados para identificar e solucionar o problema. Conforme Rogério, por volta das 18h, os portões foram abertos e a embarcação voltou a navegar no reservatório. Em seguida, o barco retornou ao ponto d epartida em Juazeiro.

Em nota, a Chesf informou que corrigiu o defeito apresentado na eclusa e que outras manobras no equipamento ocorreram dentro da normalidade após o conserto, neste sábado.

Rogério Rocha, administrador do Vapor do Vinho, informou que os passeios são feitos aos sábados, domingos e feriados e são uma parceria das embarcações com uma vinícola da região.

O roteiro do passeio contempla visita à vinícola, com degustação, almoço, som ao vivo na embarcação e o passeio pela eclusa da barragem de Sobradinho, no Rio São Francisco. Segundo Rocha, excepcionalmente no domingo (29), não vai haver a eclusagem, como é chamada a passagem da embarcação pelo trecho onde o barco ficou preso neste sábado.

Fonte: G1

Foi preso na noite da quinta-feira (26), em Carinhanha, no sudoeste da Bahia, um dos suspeitos de participar da tentativa de assalto a banco que deixou dois policiais mortos e um ferido, no domingo (22), em Bom Jesus da Lapa, no oeste do estado. Dois suspeitos também acabaram mortos em troca de tiros com policiais. As informações são da Polícia Militar.

De acordo com a PM, Euder Ribeiro da Silva, conhecido como Dinho, foi interceptado em uma das barreiras criadas pela polícia para capturar os criminosos que fugiram após o ataque. Ao consultar o sistema da polícia, os agentes descobriram que também havia um mandado de prisão contra o suspeito, pelo envolvimento no roubo de uma agência dos Correios, localizada na região.

Segundo a polícia, o suspeito e cerca de 20 criminosos invadiram a cidade de Bom Jesus da Lapa, no fim de semana, com o objetivo de explodir caixas eletrônicos, mas foram surpreendidos por policiais militares. Houve troca de tiros entre os criminosos e os agentes e, durante o confronto, um suspeito morreu. Dois policiais foram feitos reféns e, em seguida, assassinados. Eles foram enterrados na terça-feira. Um outro PM ficou ferido e está internado no Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador, e não corre risco de morte. Na terça-feira (24), outro suspeito foi achado morto.

Fonte: G1

 

O apartamento no 20ª andar de um prédio de luxo, no bairro do Horto Florestal, em Salvador, de onde um garoto de 11 anos caiu e morreu na noite desta quarta-feira (25), estava em reforma. A informação foi divulgada por Maria Adail, titular da 26ª Delegacia Territorial (DT/Brotas), que diz que a principal hipótese da tragédia é de que se trata de um acidente.

"Uma colega do DHPP [Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa] esteve lá no local ontem [quarta] e fez o levantamento com a perícia. Tudo indica que realmente foi acidente, uma tragédia. Infelizmente, parece que o prédio estava passando por reforma, o apartamento também. A janela tinha um pedaço sem a rede, a criança foi olhar e aconteceu", relata.

Fonte: G1

Apenas 77 candidatos alcançaram nota máxima na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2016. Entre eles está a baiana Marcela Sousa Araújo, de 20 anos. Encantada pela disciplina, a estudante, que também tirou dez em outras duas redações de vestibulares no ano passado, dá a dica: “Redação é uma habilidade desenvolvida. O mais importante de tudo é treino”. Até agora já são duas aprovações em medicina, e ela ainda está aguardando o resultado das notas de corte do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

As notas de Marcela servem como exemplo para confirmar a teoria da aula. Ela fez o primeiro Enem em 2013, e tirou 560 na redação. No ano seguinte, a nota piorou: 480. Foi aí que ela resolveu se dedicar mais, buscou um curso, e viu o desempenho melhorar. Em 2015, conseguiu 920, e em 2016 chegou a 1000, nota máxima no exame.

Eu tenho uma afinidade maior por redação. Isso começou depois que entrei no curso. Fiz o primeiro ano dele [o curso] em Itabuna, e quando mudei para Salvador eu continuei. Muita gente menospreza a redação, mas ela requer tanto quanto as outras matérias", conta a estudante.

A adolescente cursou o ensino médio em Itabuna, cidade na região sul do estado, e se mudou para Salvador em 2016. Na capital baiana, ela fez o segundo ano de cursinho. E, em 2017, vai dar início à vida universitária.

Outra dica dada por Marcela é a atenção ao que é pedido na redação. Em 2016, o tema explorado pelo Enem foi "Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil". A estudante conta que um detalhe no enunciado chamou a atenção durante a prova.

"Achei um tema bom, já tinha trabalhado ele no curso. Tinha esse detalhe de ser 'os caminhos' e não só sobre intolerância. É um detalhe que deve ter pego muita gente de surpresa, acho que se eu não estivesse esperta, teria caído na pegadinha também", explicou Marcela.

A estudante contou ainda que costumava escrever até duas redações por semana enquanto se preparava para vestibular. Mas agora, de férias, retornou para Itabuna e tem aproveitado o tempo livre para descansar antes de começar a faculdade.

Fonte: G1

Um vizinho dos familiares da menina de 10 anos que foi raptada e estuprada após deixar a escola mais cedo no município de Feira de Santana, a 100 quilômetros de Salvador, falou sobre o drama vivido pelos parentes da vítima. O homem contou que os pais da garota estão abalados e que nem conseguem falar sobre a situação. Até a tarde desta sexta-feira (13), nenhum suspeito de envolvimento no crime havia sido preso.

"O estado emocional deles está muito, muito alto. É tanto que eles não quiseram gravar entrevista de jeito nenhum, porque eles não conseguem falar", disse o vizinho, que preferiu não ser identificado.

Na escola onde a menina estuda, os demais alunos também estão abalados com o caso e até com medo do trajeto que fazem até a instituição de ensino, segundo informou a diretora Edvalda Lima. "As crianças realmente chegaram na escola muito abaladas e preocupadas com a colega e consigo mesmos", disse.

A diretora informou, ainda, que que pediu ajuda da  Secretaria Municipal de Educação para que possam possibilitar acompanhamento psicológico para os estudantes.

Fonte: G1

Os dois suspeitos de envolvimento na morte do cabeleireiro Valdir Macário, que haviam sido identificados pela polícia na segunda-feira (9), foram presos na manhã desta quarta-feira (11).

Os homens serão apresentados pelo Departamento de Homicídios e Proteção a Pessoa (DHPP), às 16h, na sede da unidade, em Salvador.

Os presos foram Edgar Silva Santos, apontado como o mandante do crime, e Patric Ribeiro Tupinambá, um dos executores do cabeleireiro. Os dois já possuíam mandados de prisão em aberto, e as três armas utilizadas no crime também foram apreendidas pela polícia. Segundo a Polícia Civil, a morte do cabeleireiro tem relação com o atendado ao irmão dele, Reginaldo Manoel da Silva, cometido um mês antes de Valdir ser morto.

O cabeleireiro foi assassinado no próprio salão de beleza localizado na Avenida Vasco da Gama, em Salvador. O crime ocorreu enquanto ele trabalhava, no dia 12 de novembro do ano passado. Valdir foi enterrado no dia 13 de novembro no cemitério Campo Santo, no bairro da Federação, também na capital baiana.

Fonte: G1
voltar   home   subir  imprimir
  PUBLICIDADE


| Todos os Direitos Reservados |