LEM News - Notícias que realmente interessam!
(77) 9.9906-1346
Bahia

A segunda aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na Bahia, que ocorreu nos dias 3 e 4 de dezembro, teve uma média de 39,05% de abstenções. O índice ficou abaixo da média nacional de faltosos, que ficou em 40,5%. 

Conforme o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), dos 37.925 candidatos inscritos no estado, 15.016 (39,59%) faltaram ao primeiro dia de provas no sábado (3). No domingo (4), o número de faltosos subiu para 16.020 (42,24%).

Em relação ao sábado, o índice de abstenção na Bahia ficou abaixo da média nacional, que foi de 39,68%. Neste dia, o estado com maior percentual de faltosos foi o Ceará (57,87%) e com menor Pernambuco (30,01%).

No domingo, o índice de abstenção entre os baianos também ficou acima da média nacional, que foi de 41,42%. Neste dia, o estado com maior percentual de faltosos foi o Ceará (60,88%) e com menor Pernambuco (31,39%).

Na Bahia, a segunda aplicação do Enem 2016 foi realizada em 31 dos 417 municípios. O estado foi o terceiro com maior número de locais de prova, totalizando 63 pontos, atrás de Minas Gerais (83) e Paraná (80). A mudança de data para aplicações de provas nestas cidades foi provocada após ocupações de estudantes em locais onde o exame seria realizado. Os alunos protestavam contra a PEC do teto dos gastos públicos.

Fonte: G1
Uma operação policial conjunta da CIPRv de Barreiras, do PETO e guarnições da 30ª CIPM, CIPE/Cerrado e Polícia Civil, resultou no desmantalamento de uma quadrilha especializada em roubo a bancos, neste sábado (3), em São Félix do Coribe, Oeste da Bahia.
 
Segundo informações policiais obtidas pelo Portal Lapa Oeste, um automóvel com quatro homens desobeceu à ordem de parada em um bloqueio da Polícia Militar, organizado pela Operação Rodovia em Paz, na BR 469, em São Félix.
 
Imediatamente, viaturas policiais iniciaram o acompanhamento do veículo suspeito, interceptando-o logo em seguida, quando houve um tiroteio entre os ocupantes do automóvel e os policiais. No tiroteio, a PM conseguiu capturar um dos bandidos, enquanto os outros fugiram para o mato.

 

Fonte: Lapa Oeste

Seis detentos suspeitos de envolvimento na morte de um preso durante rebelião na delegacia de Luís Eduardo Magalhães, na região oeste da Bahia, foram transferidos na tarde desta sexta-feira (2). A informação foi divulgada ao G1 pelo delegado Rivaldo Luz, titular da 11ª Coordenaria de Polícia Civil do Interior (Coorpin/de Barreiras). A rebelião, pela manhã, foi motivada pela suspensão das visitas devido à paralisação de 24h de policiais civis do estado.

Conforme o delegado, os detentos trasferidos são da mesma ala onde estava o preso morto e, por isso, são suspeitos de envolvimento no homicídio. Eles foram levados para o Complexo Policial de Barreiras, também no oeste do estado.

Fonte: G1

Uma árvore centenária que fica dentro do terreiro de Alaketu, na Rua Luís Anselmo, no bairro Matatu de Brotas, em Salvador, caiu sobre oito casas e causou a morte de uma idosa na manhã desta sexta-feira (2).  A informação é confirmada pela Prefeitura de Salvador, que por meio de nota afirma que outras quatro pessoas ficaram feridas.

A idosa morta pelo Corpo de Bombeiros foi resgatada por volta das 9h20. Minutos antes, o engenheiro da Defesa Civil de Salvador (Codesal), contou ao G1 como a vítima foi encontrada. "A senhora Vanda Marins Ribeiro, de 62 anos, está sob um galho de árvore de grande porte, de 6 metros de comprimento e 60 cm de diâmetro. Não há condição dela estar viva", disse.

Os quatro feridos foram  socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para unidades médicas de Salvador, mas não há informações sobre o estado de saúde.

Moradores da localidade acreditam que a árvore caiu após ser atingida por um raio. Técnicos da Defesa Civil de Salvador (Codesal), Secretaria Municipal de Manutenção (Seman), Secretaria Municipal de Promoção Social, Esporte e Combate à Pobreza (Semps) estão no local.

Fonte: G1

Um lavrador de 39 anos teve o pé direito amputado ao ficar preso em uma máquina de triturar capim, no povoado de Picado, na Fazenda Nova Pista, na cidade de Coração de Maria, na quarta-feira (30). De acordo com o Corpo de Bombeiros, que socorreu a vítima, parte do membro foi esmagado pela máquina.O acidente ocorreu por volta das 10h, mas as informações só foram divulgadas na manhã desta quinta-feira (1º). Além de ter o pé preso na máquina, o homem ainda teve parte da perna direita presa no cilindro.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também prestou apoio no socorro. Segundo os Bombeiros, foi necessário usar um equipamento especial em algumas peças da máquina para criar o acesso e retirar a vítima.

Após o atendimento, a vítima foi conduzida pelo Samu para o Hospital Geral Clériston Andrade, em Feira de Santana. Não há informações sobre o estado de saúde do trabalhador.

Fonte: G1

O aposentado Credes Nunes, que mora em Feira de Santana, cidade a cerca de 100 quilômetros de Salvador, colocou a casa à venda para conseguir comprar o remédio necessário para a esposa que sofre de câncer no fígado.

Lêda Santana, de 55 anos, descobriu a doença há menos de dois anos. A terapia de Lêda depende da medicação Sorafenibe para impedir o avanço da doença, mas a cartela do remédio, que dá para um mês, curta R$ 8 mil. "Tem dia que eu não durmo. Choro o dia todo. Não durmo, é muita dor", contou.

De acordo com o Núcleo Regional de Saúde de Feira de Santana, os remédios de controle do câncer não estão disponíveis na rede pública, mas podem ser adquiridos através de decisão judicial. Credes Nunes disse que já entrou com ação na Justiça pedindo que o estado pague o tratamento de Lêda. Como não obteve resposta, decidiu colocar a casa à venda.

Conforme os laudos médicos, se Lêda não fizer uso dos remédios, o câncer pode chegar a um estágio irreversível.

Ele conta que é capaz de fazer qualquer esforço para ajudar na saúde da esposa. "Mesmo que eu vá para debaixo da ponte", disse o aposentado.

O casal vive com a aposentadoria por invalidez do aposentado, que é de R$ 1 mil. Metade do valor é usado em medicamentos para Lêda, a outra metade para a manutenção da casa e alimentação.

Fonte: G1

O ex-ministro e ex-governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), tomou posse, na tarde desta segunda-feira (21), como coordenador executivo do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Bahia (Codes), estrutura vinculada à Secretaria de Relações Institucionais (Serin).

Familiares, amigos e lideranças políticas locais, estaduais e federais prestigiaram a cerimônia, realizada no Salão de Atos da Governadoria, localizada no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.

A nomeação de Jaques Wagner foi publicada no Diário Oficial do Estado na edição do último sábado (19).

O político não assumia cargos de governo desde maio deste ano, quando a então presidente Dilma Rousseff foi afastada interinamente da Presidência após a abertura de processo de impeachment. Na época, Jaques Wagner era chefe de gabinete da presidente e tinha status de ministro. Através de nota, o Governo afirmou que, embora o Codes esteja diretamente vinculado ao gabinete do governador, o cargo não dá foro privilegiado a Jaques Wagner.

O Conselho que será coordenado por Jaques Wagner tem o objetivo de assessorar o governador do estado na discussão e elaboração de políticas públicas e diretrizes voltadas à promoção do desenvolvimento sustentável da Bahia. Segundo a Serin, o colegiado tem como prática a promoção de debates sobre assuntos relativos à dinâmica socioeconômica do estado por meio do diálogo entre a sociedade civil e os gestores públicos federais, estaduais e municipais.

Em uma rede social, Jaques Wagner comentou a nomeação. "Estou muito feliz de estar de volta à Bahia e poder contribuir com nosso projeto. Assumir a coordenação do CODES é desafio que me agrada e estimula: promover diálogo e mediação como método de gestão, como modo de governar", disse.

No governo Dilma Rousseff, Jaques Wagner foi ministro da Defesa (2014) e da Casa Civil (2015), como também chefe de gabinete da presidente (2016). No governo Lula, foi ministro do Trabalho (2003) e de Relações Institucionais (2005/6), além de ter chefiado o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (2004).  Além disso, foi governador da Bahia por dois mandatos consecutivos (2007-2014)  e deputado federal por três mandatos.

Fonte: g1

A custódia da Polícia Civil no Complexo Policial de Barreiras foi agitada por um crime bárbaro agora no final da tarde. Um preso foi trucidado pelos detentos, depois de muitas torturas. Até a cabeça do indigitado rapaz foi separada do corpo. As fotos são impublicáveis. O corpo foi encontrado com cartazes, com um repto às autoridades jurídicas da Comarca pela liberdade dos presos.

Durante a gestão da prefeita Jusmari Oliveira, o Município financiou uma reforma no presídio, instalando inclusive câmeras de controle interno do cadeião. Os próprios presos acabaram escalando as altas paredes do recinto e inutilizando as câmeras, deixando os carcereiros sem controle do que acontece lá dentro.

Fonte: Jornal O Expresso

A Escola Municipal Juarez de Souza, localizada na cidade de Barreiras, no oeste da Bahia, foi invadida por vândalos que quebraram armários, arrombaram portas e grades, riscaram paredes e espalharam papéis pelo chão. Não há detalhes do dia em que a unidade de ensino foi invadida, mas a descoberta do caso ocorreu nesta terça-feira (15).

Conforme a diretora da escola, ela ficou ciente do caso e acionou a Polícia Militar e a Guarda Civil, que foram ao local. Ninguém foi preso e também não há detalhes de quem teria entrado na escola. O G1 tentou entrar em contato com a PM da cidade, mas não conseguiu.

A diretora também informou que, na quarta-feira (16), os funcionários da escola vão listar os prejuízos. Ela ainda destacou que pretende registrar o caso com a  Polícia Civil.

Fonte: G1

Todos os 34 presos tentaram fugir da carceragem da delegacia de Brumado, município da região sudoeste da Bahia, na noite de domingo (13). Segundo informações da polícia, os criminosos foram flagrados ao tentar quebrar as vigas do teto da delegacia com um macaco hidráulico. Todos foram redirecionados para as celas com apoio da Polícia Militar.

Ainda de acordo com a polícia, os criminosos serraram as grades de uma cela, e quebraram os cadeados das outras três celas que existem no local. Em seguida, o grupo se dirigiu para o teto da delegacia, de onde fugiriam com ajuda de uma “tereza”, corda feita com lençóis.

A ação dos bandidos foi percebida pela polícia porque o grupo fez barulho ao tentar quebrar as vigas do teto com um macaco hidráulico. Ao perceber a tentativa de fuga, o vigia pediu reforço da PM, que ajudou a controlar a situação.

A delegacia de Brumado é composta por quatro celas, com capacidade total para 16 presos. Atualmente, o local recebe 34 homens. Uma cela que teve as grades serradas precisou ser interditada, e os presos foram divididos nas outras três celas restantes. Em junho deste ano, dez presos fugiram da delegacia usando os mesmos artifícios do grupo que foi flagrado no domingo.

Fonte: G1

A Justiça determinou que o major Valdiógenes Almeida Cruz Júnior, que foi preso após matar a mulher em maio deste ano, seja transferido do Batalhão da Polícia de Choque, onde ele está detido, para Hospital de Custódia e Tratamento (HCT), a fim de que seja feito um exame de sanidade mental. A decisão foi publicada pela Justiça na quarta-feira (9).

O advogado do major, Alfredo Venet Lima, disse que o pedido foi feito pela defesa baseado em "uma série de fatores de ordem médica". Ele afirmou ainda que Valdiógenes faz uso de medicamento para tratamento psiquiátrico, mas não detalhou o diagnóstico de doença mental para preservar o cliente.

Crime
A mulher de Valdiógenes, a professora Sandra Denise Costa Alfonso, foi morta dentro da Escola Municipal Esperança de Viver, que fica na Rua Aloizio Ribeiro, onde também era vice-diretora. O crime ocorreu na manhã do dia 13 de maio.

Segundo a Polícia Militar, o major entrou no local e foi em direção à vítima. Ela estava sozinha em uma sala de aula quando foi alvejada e morreu na hora. A PM informou que, depois do crime, o major pulou o muro da unidade de ensino e fugiu.

Após o crime, o major se apresentou à polícia, na tarde do mesmo dia, acompanhado de prepostos da corregedoria dos Bombeiros e advogados. Ele entregou a arma que usou para matar a mulher, uma pistola ponto 40, de uso pessoal, com oito cartuchos intactos, assumiu a autoria do crime e disse que, antes do assassinato, ele e a esposa haviam tido uma discussão conjugal por causa de uma possível traição. 

A polícia informou que Valdiógenes alegou ciúmes para matar a mulher. Ele foi autuado em flagrante por homicídio qualificado. A mulher dele deixou uma filha de 14 anos, fruto da relação de 21 anos com o major. A família da vítima é de Bragança, interior do Pará.

Fonte: G1

Os pais da criança de nove meses que morreu após supostamente ter caído de um carro, no sul da Bahia foram presos na cidade de Itamaraju, na tarde desta quarta-feira (9). Na época da ocorrência, no final do mês de outubro, os pais do bebê relataram que ele havia caído do carro em movimento, mas conforme o delegado que investiga o caso, Júlio César Telles, a versão dos pais está contraditória com os fatos e a suspeita é de que a criança foi vítima de agressão.

A polícia revelou ainda que a criança já tinha sido agredida no mês de agosto deste ano, na cidade de São Félix do Coribe, no oeste da Bahia.

De acordo com a polícia, o casal foi transferido para Teixeira de Freitas, também no sul do estado, mas ainda não foi ouvido novamente.

"As investigações apontam que a versão que eles apresentam é mentira. Além de terem entrado em contradição por fatos relevantes, elementos pertinentes ao veículo não teriam acontecido da forma que eles narraram. Há histórico de violência. A médica perita foi ouvida e disse que a criança foi vítima de uma agressão. Não há escoriações de queda. A prisão visa facilitar as investigações. Inicialmente eles ficarão presos por 30 dias", explicou.

Conforme Telles, o casal não será ouvido novamente por agora, pois a polícia quer fazer a reconstituição do caso e depois confrontar os pais. Com relação ao caso anterior de agressão, o delegado relatou que ficou sabendo da situação depois que policiais de São Félix do Coribe, cidade onde o casal mora, entraram em contato com ele.

"Não sei o que aconteceu por lá. Os policiais da cidade me procuraram ao saber da morte da criança e disseram que já havia registro na delegacia de agressão contra esse bebê. O que foi relatado é que no dia 28 de agosto, quando a criança tinha sete meses ela teria sido arremessada pelo pai contra a mãe. A mãe foi ouvida e contou uma versão sem saber o que tinha acontecido com o bebê, depois ela voltou na delegacia e disse que o marido jogou a criança nela", contou.

De acordo com a polícia, a morte do bebê ocorreu quando eles estavam a caminho de Itamaraju, onde vivem parentes da família. O caso aconteceu no dia 29 de outubro e foi registrado na delegacia no dia seguinte, dia 30.

Fonte: G1

Com irregularidades no cadastro de renda, 55 mil beneficiários do programa Bolsa Família tiveram seus benefícios cancelados, enquanto 77 mil bloqueados na Bahia. Em Salvador, o número de cancelamentos é de 6.389 e o de bloqueios é de 8.373. As medidas são resultado da operação do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA), batizada "Pente Fino", que começou em junho deste ano.

De acordo com o ministério, entre as irregularidades encontradas, há beneficiários com renda maior do que o permitido pelas regras do programa, que estabelece como critério uma renda per capita de até R$ 170.

Segundo Emanuele Rodovalho, coordenadora de gestão de benefícios da Secretaria de Pormoção Social e Combate à Pobreza (Semps) de Salvador, as famílias que têm renda susperior a meio salário mínimo tiveram seus benefícios automaticamente cancelados em novembro. A partir do dia 17, quando começa o pagamento, as famílias com benefícios com irregularidades que forem sacar serão avisadas da determinação.

Os beneficiários bloqueados deverão comparecer à sede da Semps, na Rua Miguel Calmon, no bairro do Comércio, ou nas outras 34 unidades de Salvador, localizadas também nas prefeituras bairro, para atualizar os cadastros e para que eles sejam analisados. Quem teve o benefício cancelado, não tem como reverter o processo.

Fonte: G1

Grupo se reúne em cavalgada a favor da vaquejada, em Salvador (Foto: Georgina Maynart/TV Bahia)

Um grupo com cerca de 500 vaqueiros e trabalhadores de vaquejadas participaram de uma cavalgada na tarde deste domingo (6), em Salvador, a favor da vaquejada e contra a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que tornou inconstitucional a prática do esporte no país.

O grupo saiu da Avenida Dorival Caymmi, no bairro de Itapuã, na altura do portão dos fundos do Parque de Exposições, em direção à Assembleia Legislativa, no Centro Administrativo da Bahia (CAB). Por volta das 14h30, eles estavam na Avenida Paralela, sentido centro e às 15h, o trânsito ficou lento na região. Já às 16h, o grupo chegou no CAB e o trânsito fluiu sem retenções na Avenida Paralela. Os manifestantes ocuparam apenas uma das cinco faixas da avenida.

De acordo com a organização da cavalgada, os manifestantes ficarão acampados no CAB para participarem de uma sessão especial na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), prevista para às 9h de segunda-feira (7).

A vaquejada é uma tradição cultural nordestina na qual um boi é solto em uma pista e dois vaqueiros montados a cavalo tentam derrubá-lo dentro de uma área estabelecida e marcada por cal.

Decisão
O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu no dia 6 de outubro derrubar uma lei do Ceará que regulamentava a vaquejada. Por 6 votos a 5, os ministros consideraram que a atividade impõe sofrimento aos animais e, portanto, fere princípios constitucionais de preservação do meio ambiente.

Apesar de se referir ao Ceará, a decisão serve de referência para todo o país, sujeitando os organizadores a punição por crime ambiental de maus tratos a animais. Caso algum outro estado tenha legalizado a prática, outras ações poderão ser apresentadas ao STF para derrubar a regulamentação.

Na Bahia, a vaquejada no estado é Patrimônio Cultural Imaterial. O projeto foi aprovado em 2014 e a lei sancionada no mesmo ano. Em 2015, a atividade foi regulamentada como esportiva e cultural. A lei unifica as regras para a realização de vaquejadas e cavalgadas, ao estabelecer normas de realização dos eventos através do controle e prevenção sanitário-ambientais, higiênico-sanitárias e de segurança em geral, além de estipular a doação de 2% do valor da premiação aos fundos beneficentes dos animais.

Conforme a Associação de Vaquejadas da Bahia (ABV), as vaquejadas criam 150 mil empregos diretos e 250 mil indiretos no estado. Além disso, a atividade gera uma receita de R$ 250 milhões por ano.

Fonte: G-1

A candidata Aline Lima, 22 anos, foi a primeira a deixar a sede da Universidade Católica do Salvador (Ucsal), no bairro da Federação, em Salvador. Às 14h33 [Horário da Bahia], ela saiu do campus e disse que considerou a prova fácil. Por isso, finalizou as questões em cerca de duas horas.

Para Aline, as provas de ciências humanas e natureza trouxeram assuntos esperados. A crítica ficou por conta da tamanho das questões. "São textos intermináveis", pontuou.

Aline está no sétimo semestre de Direito em uma faculdade privada, mas tenta o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) com o objetivo de tentar uma bolsa no programa Ciências sem Fronteiras.

A candidata Alana Bonfim, de 22 anos, também considerou que a prova aplicou assuntos esperados. "Não achei um bicho de sete cabeças, mas também não era tão fácil. Ficou dentro do que esperei", argumentou.

Ela acrescentou que a prova abordou temas interessantes, como estereótipos de gênero e o golpe de 1964. Alana diz que prestou o Enem com o objetivo de usar a nota para concorrer ao curso de Gestão de Recursos Humanos.

Fonte: G1

Uma adolescente de 16 anos que estava grávida de cinco meses morreu em um acidente na BR-101 no município de Eunápolis, no extremo sul da Bahia. A vítima estava em uma moto com o namorado de 19 anos quando o veículo foi atingido por uma caminhonente.

O acidente ocorreu na terça-feira (1º), nas imediações do bairro Itapoã. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), testemunhas disseram que o motorista da caminhonete tentou fazer uma manobra para entrar em um posto de combustível quando acabou batendo na lateral da moto.

A motocicleta era pilotada por Iago Brenner Pacheco. A namorada dele, Ana Júlia Batista Ramos, estava na garupa. Com o impacto, os dois foram arremessados da moto.

As vítimas foram socorridas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhadas para o Hospital Regional de Eunápolias, mas a jovem não resistiu. O namorado foi medicado e, em seguida, liberado.

O motorista da caminhonete não sofreu ferimentos. Ele prestou depoimento na delegacia da cidade. O G1 não conseguiu contato com a polícia nesta quarta-feira para saber se o condutor foi liberado ou se permanece na delegacia.

Fonte: G1

Um incêndio de grandes proporções atinge uma área de mata do distrito de Mato Grosso, que pertence à Rio de Contas, na Chapada Diamantina. De acordo Secretaria do Meio Ambiente do município, o fogo foi percebido por moradores no final da tarde de domingo (30), em um local próximo à Área de Preservação Ambiental (APA) Serra do Barbado.

Equipes de brigatistas começaram o trabalho de combate às chamas na manhã desta segunda-feira (31). Parte do incêndio foi controlada, no entanto, em voo pela região, os brigadistas identificaram que outra área foi atingida. Conforme a secretaria, o trabalho para debelar as chamas contiuna e um helicóptero também na operação. Ainda não há informações sobre a extensão atingida pelo fogo.

O local já foi atingido pelo fogo em outras ocasiões, uma delas foi no ano de 2011. Ainda não há suspeitas do que provocou o incêndio. Conforme a Secretaria do Meio Ambiente de Rio de Contas, técnicos do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia (Inema) devem ir ao local para fazer perícia e assim identificar as causas do incêndio. O G1 entrou em contato com a Secretaria do Meio Ambiente da Bahia (Sema), que ficou de verificar se o Inema já tomou conhecimento da situação.

Fonte: G1

Um motociclista de 23 anos morreu na noite de sexta-feira, na BR-020, km 151, no trecho de Roda Velha, distrito do município de São Desidério, no oeste da Bahia. A motocicleta que ele dirigia foi atingida nos fundos por um caminhonete.

O acidente ocorreu por volta das 23h30, no km 151 da rodovia. O homem não resistiu aos ferimentos e morreu no local.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o corpo da vítima foi removido pelo Departamento de Perícia Técnica (DPT) de Barreiras.

Não há informações sobre motivo do acidente.

Fonte: g1

O ajudante de carpintaria Adriano Luis Correio de Jesus, de 28 anos, confessou à polícia ter matado a facadas o médico Luiz Carlos Correia de Oliveira, de 62 anos, em Salvador, durante uma discussão que teria sido iniciada após a vítima tentar uma relação sexual com ele. Adriano foi preso na quarta-feira (26).

O médico ficou desaparecido por 12 dias. Ele foi visto pela última vez ao deixar o condomínio onde morava, em Piatã. O corpo dele foi encontrado no dia 14 e identificado na terça-feira (25). O suspeito foi apresentado pela políca à imprensa nesta quinta-feira (27). Ele disse que o crime aconteceu na casa onde mora, na Travessa 5 de Agosto, no bairro de Pau da Lima. "Eu disse que não queria, mas eles quis ter relação comigo e a gente acabou discutindo", disse o suspeito.

Conforme Adriano, o médico já tinha tentado se relacionar com ele antes, mas ele evitou. "Eu disse que não queria. Depois ele parou e continuamos saindo como amigos. Mas no dia [do crime], ele, talvez pelo fato de ter bebido, insistiu e acabamos brigando", detalhou.

Segundo a polícia, o ajudante de carpintaria foi preso quando chegava para trabalhar em um canteiro de obras na Via Regional, na Avenida Gal Costa, na capital baiana. De acordo com a delegada Clelba Teles, diretora adjunta do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), que investigou o caso, o suspeito afirmou que tinha um relacionamento de amizade com a vítima há três meses, quando se conheceram em um ponto de ônibus.

Fonte: g1

A Prefeitura de Iaçu, a 280 km de Salvador, inscreve até o dia 31 de outubro para 470 vagas. As oportunidades são para todos níveis de escolaridade, com salários que chegam a R$ 3.450. A taxa de inscrição vão de R$ 55 a R$ 85.  As provas acontecem no dia 4 de dezembro.

Para nível fundamental, há vagas para auxiliar de serviços gerais (150), eletricista (5), gari (60), motorista - categoria "D" e "E" (10), motorista - categoria "D" (20), pedreiro (8), vigia (34), agente comunitário de saúde (1), operador de máquinas pesadas (5), lavadeira - Secretaria da Saúde (5), e jardineiro (5).

Para nível médico e técnico, as vagas são para agente administrativo (17), digitador (10), fiscal de tributos (4), fiscal de obras públicas (1), auxiliar de laboratório (1), auxiliar odontológico (4), auxiliar de classe (40), recepcionista (8), técnico em enfermagem (20), técnico em laboratório (1) e técnico em agropecuária (1).

Por fim, para vaga de nível superior, as vagas são para enfermeiro (10), pedagogo (1), nutricionista (2), psicólogo (2), assistente social (4), educador físico (1), engenheiro agrônomo (1), farmacêutico bioquímico (1), advogado (3), controlador interno (1), fisioterapeuta (2) e professor nas disciplinas de história (3), geografia (3), português (5), matemática (4), educação física (2), biologia (3), além coordenador pedagógico (10) e pregoeiro (2).

Fonte: BAHIA
voltar   home   subir  imprimir
  PUBLICIDADE


| Todos os Direitos Reservados |