LEM News - Notícias que realmente interessam!
(77) 9.9906-1346
Bahia

Um idoso de 69 anos foi espancado pelo dono de uma propriedade rural no município de Quijingue, a cerca de 300 quilômetros de Salvador. De acordo com informações passadas pela delegacia da cidade, a vítima foi acusada pelo agressor de ter relações sexuais com uma mula. O suspeito de cometer as agressões foi preso em flagrante pela Polícia Militar.

Conforme a polícia, o crime ocorreu após o idoso ter entrado na propriedade rural do agressor, localizada no povoado de Lagoa da Ema, no último domingo (9). O povoado fica a cerca de 14 quilômetros do centro da cidade.

Um investigador da delegacia do município ouvido pelo G1 contou que o agressor afirmou que teria flagrado o idoso tendo relação sexual com o animal e que por isso o espancou. O agressor ainda disse que já havia alertado a vítima antes para que não entrasse na propriedade rural.

Após as agressões, um filho do idoso acionou a 4ª Companhia do 5º Batalhão de Polícia Militar. De acordo com a corporação, o filho da vítima relatou que o pai teria sido agredido fisicamente na propriedade rural conhecida por Sítio Riacho dos Postes.

Conforme a PM, uma guarnição foi até o povoado e localizou o autor da agressão, que assumiu ter espancado o idoso. O homem ainda disse, segundo a PM, que passou a agredir a vítima com socos e pontapés, depois o arrastou pelos braços e o amarrou em uma estaca numa cerca da propriedade, desferindo mais algumas agressões.

O suspeito foi preso horas após o espancamento e encaminhado para a delegacia de Euclides da Cunha.

O idoso agredido, que não teve identidade divulgada, foi internado com ferimentos graves no Hospital Municipal de Quijingue e, segundo a polícia, está aguardando transferência para uma unidade de saúde de Feira de Santana, a 100 quilômetros de Salvador. Conforme a delegacia, ele sofreu várias escoriações pelo corpo e está com suspeita de fratura na costela e no braço. O estado de saúde não foi informado.

A delegacia de Quijingue afirmou que o caso foi registrado em Euclides da Cunha, para onde vão os registros de ocorrências nos finais de semana, mas que o relatório será encaminhado para Quijingue. Após isso, testemunhas vão começar a ser ouvidas.

Fonte: G1

Um vereador foi preso em flagrante por prática de roubo de fios de energia no município de Presidente Jânio Quadros, localizado na região sudoeste da Bahia. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (6) pela Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA).

Conforme a SSP-BA, a prisão do vereador Paulo Célio Rodrigues (PSD), conhecido como 'Paulinho de Terra Vermelha', ocorreu após denúncias de moradores, que informaram à policia que dois homens estavam retirando fios do poste na localidade de Sítio Novo, zona rual da cidade.

Paulinho de Terra Nova, que se elegeu vereador em 2012, não conseguiu se reeleger no pleito do último domingo. Ele teve apenas 212 votos.

Além do vereador, também foi preso Elivelton da Silva Santos, 19 anos, apontado como comparsa. Os dois foram localizados, na terça-feira (4), na mesma região onde os roubos foram cometidos.

Com eles, foram encontrados 250 metros de fio encapado, etiquetas da concessionária de energia, um colete flexivo pertencente a uma empresa locadora de guindaste e uma caminhonete utilizada no crime.

Segundo o delegado Leonardo Rabelo, titular da 20º Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Brumado), os dois tiveram a prisão preventida decretada.

Fonte: G1

Colégios militares e instituições federais despontam entre as instituições públicas da Bahia com melhores médias das notas por escola do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2015). As informações foram divulgadas nesta terça-feira (4) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa

Estão publicadas pelo Inep as notas de 1.212.908 estudantes de 14.998 escolas – o critério de divulgação inclui todas as escolas em que pelo menos 50% dos estudantes matriculados no terceiro ano do ensino médio participaram do Enem 2015.

 

No documento divulgado pelo órgão, é possível fazer recortes que levam em conta desde o porte da escola até a condição socioeconômica dos alunos, fatores que influenciam no desempenho acadêmico dos estudantes e que devem ser considerados na hora de avaliar a situação de cada escola.

 

De acordo com recorte feito pelo Inep, o Colégio Militar de Salvador tem classificação de nível socioeconômico considerado “muito alto”. No âmbito regional (considerando escolas públicas e privadas avaliadas na Bahia), o CMS está atrás apenas dos colégios privados Helyos e Acesso, ambos de Feira de Santana - segunda maior cidade da Bahia -, e do Colégio Anchieta, também unidade particular, em Salvador.

s Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Entretanto, as primeiras colocações estaduais são dominadas por escolas da rede privada.

O destaque está com o Colégio Militar de Salvador (CMS), que ocupa a posição 218 da lista geral de instituições avaliadas no país, com média 642,95. [A primeira instituição do país na lista – o Objetivo Colégio Integrado em São Paulo, alcançou média 751,29]. (Clique aqui para baixar planilha com as notas de todas as escolas brasileiras)

Fonte: G1

Pelo quinto ano consecutivo, a Bahia não vai aderir ao horário de verão em 2016. A informação foi divulgada pelo governo estadual nesta quinta-feira (29). A última vez que a Bahia adiantou os relógios no verão foi em 2011, após oito anos sem participar.

Em nota, o governador Rui Costa informou que "tomou a decisão como base na opinião da maioria da população do estado, que é contrária à mudança". O gestor aponta ainda que houve pedidos meio empresarial contrários à adesão do estado ao sistema.

Rui Costa apontou também a baixa economia de energia elétrica no período do horário de verão no estado como um fator determinante para a Bahia não entrar no sistema aplicado em boa parte do país.

Em 2012, o governador Jaques Wagner chegou a anunciar que a Bahia entraria no horário de verão, mas voltou a decisão foi cancelada. A justificativa, segundo o governo, foi pela rejeição da população.

Uma pesquisa encomendada pelo governo na época apontou que 75% da população baiana se mostrava contrária à adesão ao horário de verão. Neste ano, o horário de verão ocorre entre o final de outubro e meados do mês de fevereiro de 2016.

Fonte: G1

A menina de 11 anos que usou veneno na comida pensando que era óleo de cozinhafoi medicada e liberada na manhã desta quarta-feira (28) da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade de Luís Eduardo Magalhães, região oeste da Bahia.

De acordo com informações passadas pelo médico que atendeu a criança, ela recebeu os primeiros socorros, tormou medicamentos e recebeu alta. Ainda segundo o médico, quando a garota começou a passar mal após a ingestão do veneno, ela vomitou, o que segundo ele, é uma reação normal do organismo.

De acordo com o Samu, que fez o primeiro atendimento à paciente, com base nas declarações da mãe da menina, a jovem confundiu a solução preparada pelos pais, com o intuito de matar carrapatos, com óleo de cozinha e teria usado o líquido para preparar arroz. O veneno estava em cima da geladeira, em uma garrafa pet, e possuía cor parecida com óleo de cozinha.

Fonte: G1

Um menino de oito anos morreu após um acidente com um saco de cimento, no último domingo (25), na cidade de Luís Eduardo Magalhães, oeste da Bahia.Segundo informações da Delegacia da Polícia local, testemunhas informaram que a criança estava brincando do lado de fora de casa, em um depósito, quando o saco de cimento teria caído em cima dele.

O garoto foi levado para UPA (Unidade de Pronto Atendimento) de Luís Eduardo Magalhães, mas deu entrada à unidade médica sem vida. Ainda de acordo com a Delegacia de Polícia, foi feita perícia no local do acidente, no condomínio onde a vítima morava no bairro Santa Cruz. O corpo da criança foi encaminhado para o DPT (Departamento de Polícia Técnica) de Barreiras.

Fonte: R7


O grave acidente ocorrido na madrugada deste sábado (24) matou quatro pessoas da mesma família - entre elas umas criança de 5 anos. A tragédia ocorreu na BR-101, perto da cidade de Caravelas, na região sul da Bahia.
Os corpos de Gislane Lima Giovanella, de 23 anos, do irmão dela, de apenas 5 anos, Victor Pereira dos Santos, da mãe Luciene Pereira Lima dos Santos, de 47, e do marido dela, Valdine Silva dos Santos, de 44 anos, foram liberados do Instituto Médico Legal (IML) de Teixeira de Freitas, no início da tarde deste sábado.

Afamília, que saiu de carro de Vitória (ES) com a destino a Teixeira de Freitas, morreu em um acidente envolvendo um ônibus, perto do distrito Rancho Alegre.

A Polícia Rodoviária Federal ainda não sabe apontar o que provocou o acidente, mas segundo o motorista do coletivo, o condutor do carro de passeio perdeu o controle da direção. O veículo girou na pista e bateu a lateral na frente do ônibus.

Com o impacto da batida, partes do carro se soltaram. A família morreu na hora. No ônibus que seguia para Vitória com 44 passageiros ninguém ficou ferido. A família viajava a passeio para a casa de parentes em Teixeira de Freitas.

A colisão ocorreu por volta de 0h20, no km-898 da rodovia. O ônibus envolvido na batida era da Viação Águia Branca. Em nota, a empresa lamentou o acidente e afirmou que, assim que tomou conhecimento, uma equipe se dirigiu ao local para prestar todo o apoio necessário às pessoas envolvidas e aos órgãos competentes.

Fonte: G1

O principal reservatório de água do Nordeste, localizado na região norte da Bahia, tem, atualmente, o pior cenário registrado em 85 anos na bacia do Rio São Francisco, que abastece o equipamento. O reservatório é o principal gerador de energia elétrica da região. Conforme o diretor de operações da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), João Henrique Franklin, que administra o sistema, a situação ocorre por conta da falta de chuva nos últimos nove meses.

"Essa é a grande caixa d'água que tem no Nordeste", assim resume a importância do reservatório,que tem previsão de chegar a zero o volume útil até o final de 2016. Atualmente, este índice está em torno de 12%.

Ainda assim, Franklin afirma que não há risco de desabastecimento de energia elétrica, já que os estados do Nordeste dispõem de outras fontes de energia: eólica, térmica, além das linhas de transmissão, que "carregam" a energia produzida em outras regiões.

Apesar da destacada importância de Sobradinho, sua capacidade de geração de energia elétrica está em aproximadamente um sexto da capacidade total. Isso porque no reservatório existem seis unidades geradoras, cada uma com capacidade de 175 megawats, o que totaliza 1.050. No entanto, 170 megawats é o que está sendo gerado de energia no Sobradinho atualmente, aponta o diretor de operações.

Antes do agravamento este ano, desde 2013, a seca já era considerada muito severa na Bacia do São Francisco. Ainda para 2016, há a esperança de que a partir do mês de novembro, até maio, conhecido como "período úmido", traga mais chuva e a melhora no nível do Sobradinho. Entretanto, ao lado do otimismo mora o temor de que a chuva não chegue. Atualmente, a quantidade de chuva é de aproximadamente "um terço da normalidade", aponta Franklin.

Fonte: G1

Uma mulher foi presa após atacar um casal e um bebê com ácido. O caso aconteceu no bairro de Paripe, no subúrbio de Salvador, na manhã desta sábado (17).

Fábio Santos Silva, 38 anos, Adriana Pereira Borges, de 25, e o bebê foram atacados quando estavam em uma residência localizada na avenida Afrânio Peixoto, em frente ao Atacadão Açaí.

Após o crime, a suspeita, que não teve a identidade revelada, foi detida por uma guarnição 19ª CIMP (Companhia Independente da Polícia Militar), de Paripe, e encaminhada para a Central de Flagrantes.

O casal e o bebê foram socorridos para o Hospital do Subúrbio. O estado de saúde deles não foi revelado.

Segundo a Central de Polícia, não há informações se o bebê é filho do casal.

Fonte: R7

A comunidade de Santo Antônio, no município de Barra, no oeste da Bahia, está em alerta por conta de queimadas que atingem zonas de mata da cidade há mais de 40 dias. A informação foi passada ao G1, nesta sexta-feira (16), pelo secretário municipal do Meio do Ambiente, Joaquim Dantas.

De acordo com o secretário, as chamas começaram em uma área de mata fechada da cidade, por conta do tempo seco na região, e se alastrou até chegar próximo à comunidade, no último fim de semana.

onforme Joaquim Dantas, nesta sexta-feira, integrantes de uma brigada da região, bombeiros militares e voluntários atuam no combate aos focos de incêndio. Ao todo, 30 pessoas trabalham para conter as chamas durante a noite, por conta do calor, informou o secretário.

Ainda de acordo com Dantas, as comunidades de Primavera, Uirapurú, Angico, Lagoa Preta, Queimadas e Baixão da Descoberta também foram atingidas pelos focos de incêndio, mas em menores proporções. A situação nessas localidades já foi controlada, segundo informações do secretário do Meio Ambiente.

Fonte: G1

Um turista estrangeiro foi preso por transportar um recém-nascido dentro de um saco de lixo na manhã desta quinta-feira (15), no município de Lauro de Freitas, na região metropolitana de Salvador.

Conforme a delegada Elaine Laranjeira, titular das 27ª Delegacia, e que está à frente do caso, o homem se identificou como chileno, mas não apresentou nenhum documento que comprove a nacionalidade.

De acordo com a polícia, o suspeito caminhava no bairro de Vila Pedrita, por volta das 7h30, quando chamou a atenção de pessoas que passavam pela região por conta do choro da crainça.

A 81ª CIPM foi acionada e, ao chegar ao local, o suspeito estava sendo agredido por populares. Conforme a Polícia Militar, a criança estava no saco de lixo, no chão, e foi retirada por policiais.

O turista e o bebê foram levados para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Itinga, onde foram examinados. O bebê foi transferido para Maternidade Albert Sabin, em Salvador. O estado de saúde não foi informado. "A criança estava toda suja de sangue. Tinha muito sangue", disse a delegada Elaine.

Segundo a polícia, o turista estava sob efeito de drogas e não deu detalhes de como pegou a criança e nem da identidade dos pais do bebê. A 5ª Vara da Infancia e Juventude, de Lauro de Freitas, acompanha o caso, informou a polícia.

Fonte: G1

O estudante de ciências biológicas Jonathan Soares, morador de Juazeiro, norte da Bahia, faz de sua casa uma espécie de zoológico, com mais de 30 animais. Ele precisou adaptar o espaço para receber e cuidar dos bichos. Pássaros de vários tamanhos e cores, além de répteis, incluindo cobras, como a da espécie píton - com 75 kg e quase 5 metros de comprimento -, dividem o mesmo espaço. Todos os animais silvestres que vivem aqui foram comprados com autorização do Ibama.

"Alem de curtir os animais, é a questão de preservação, de fazer educação ambiental. A gente tem parceria com algumas creches e instituições que a gente leva os animais para conhecererm. Você não defende o que você não conhece. É importante tornar esses animais conhecidos para a pessoa poder preservar", defende ele.

Fonte: G1

Uma esteticista de 28 anos morreu na segunda-feira (12), em Salvador, após ficar 12 dias internada no Hospital Geral do Estado (HGE) com 75% do corpo queimado. A mulher se queimou quando tentava acender um fogareiro para derreter cera, no município de Teixeira de Freitas, sul da Bahia. As informações foram passadas ao G1 nesta terça-feira (13), pelo pai da esteticista, Laudinho Santos Souza.

Segundo o pai de Helenuart Santos Souza, o acidente ocorreu no dia 31 de agosto, dentro do salão de estética dela. "Por um descuido, a garrafa de álcool pegou fogo e explodiu no corpo dela", disse.

Após o acidente, a mulher foi socorrida para o Hospital Municipal de Teixeira de Freitas e em seguida transferida para Salvador, informou Laudinho Santos. De acordo com ele, o quadro de saúde da filha se agravou com uma infecção generalizada.

Ainda conforme Santos, o corpo de Helenuart foi enterrado na tarde desta terça-feira, no cemitério de Teixeira de Freitas. A esteticista deixou uma filha de 3 anos.

Fonte: G1

Uma carga de produtos contrabandeados foi apreendida nesta terça-feira (30) pelas Polícias Militar e Federal na BR-116, em Feira de Santana, a cerca de 100km de Salvador.

Conforme a polícia, a carga estava em um caminhão, com placa de Petrolina, em Pernambuco, que partiu de São Paulo. O veículo transportava perfumes, aparelhos eletrônicos e espoletas para cartuchos de armas.

O motorista, preso em flagrante, foi encaminhado para a Polícia Federal e depois levado para o presídio Regional de Feira de Santana. Já a mercadoria foi encaminhada para a Receita Federal. Não há detalhes sobre o local de destino da mercadoria.

Fonte: G1

O número de pessoas diagnósticadas com caxumba em Salvador, entre janeiro e agosto deste ano, é cinco vezes maior que os casos registrados no mesmo período em 2015. As informações são da Secretaria Municipal de Saúde de Salvador (SMS).

De acordo com a SMS, ao todo foram identificadas 277 pessoas com a doença na capital baiana em 2016, sendo 101 relacionadas a surtos e 176 a casos individuais. No último ano, os números apontaram apenas 53 ocorrências.

De acordo com o órgão de saúde, dos surtos registrados neste ano em Salvador, três foram em uma empresa de telemarketing, dois em uma escola, outros dois em uma república de estudantes, além de um caso em um hospital. Em nenhuma das ocorrências, os pacientes apresentaram complicações.

Fonte: Flipboard

Uma adolescente de 14 anos é suspeita de matar a mãe a pedradas, atear fogo no pai e queimar a madrasta no município de Jussiape, na região da Chapada Diamantina. O caso ocorreu na segunda-feira (22), em um povoado conhecido como Paixão. Pai e madrasta estavam dormindo quando foram incendiados com gasolina pela garota. Eles estão internados.

De acordo com a Polícia Militar, a situação foi registrada durante a madrugada e a denúncia chegou à corporação por meio do Conselho Tutelar. A PM detalha que esteve no hospital de Jussiape, onde confirmou a entrada da madrasta da jovem. Ela apresenta queimaduras no corpo e confirmou à polícia que a agressão foi cometida pela enteada.

O pai da adolescente, que também teve o corpo incendiado, foi encaminhado em estado grave para um hospital do município de Vitória da Conquista. Não há informações detalhadas sobre o estado de saúde.

Após obter os relatos sobre o pai e madrasta da jovem, a PM diz que seguiu para o povoado onde ocorreu o caso. No local, o avô paterno confirmou a violência e contou que a neta tinha fugido por uma região de matagal. Testemunhas acrescentaram que a mãe biológica da jovem saiu em busca dela.

Já pela tarde, por volta das 17h, a PM afirma que recebeu informações de populares de um corpo encontrado na mata. No local, foi constatado que a vítima era a mãe da jovem procurada. Investigações preliminares apontam que a vítima encontrou a filha, que ambas entraram em luta corporal e que a jovem acertou a mãe a pedradas. O corpo dela foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica de Brumado (DPT), na região sudoeste.

A PM detalha que adolescente foi encontrada pela polícia e que familiares relataram que ela enfrenta problemas psicológicos. Equipes de investigação da Polícia Civil estão no povoado, na manhã desta terça-feira (23), onde apuram as circunstâncias do caso.

Fonte: G1

A Polícia Civil  aponta que a disputa entre duas facções criminosas motivou a chacina que deixou cinco mortos no bairro Pedra do Descanso, em Feira de Santana, cidade a cerca de 100 quilômetros de Salvador, na madrugada de domingo (21).

Segundo as investigações, um jovem de 24 anos que ficou ferido era o principal alvo dos atiradores. Ele foi atingido no abdômen e está internado no Hospital Clériston Andrade, em Feira de Santana. Não há detalhes do estado de saúde dele. Segundo a polícia, os autores do ataque tentaram invadir a casa da vítima, que é situada na mesma rua onde ocorreu o crime. Eles usaram uma dinamite na entrada da casa.

Três entre os cinco homens mortos já foram identificados. As vítimas são dois jovens de 18 e 21 anos, sem antecedentes criminais, e um de 23 anos, com passagem na polícia por roubo em 2011.

Familiares dos outros dois mortos compareceram ao Departamento de Polícia Técnica (DPT), porém por não terem apresentado documento, será realizada identificação por meio de impressões digitais.

"A polícia já iniciou as investigações logo no instante que soube do fato. Não há dúvida para a Polícia Civil de que se trata de uma disputa pelo tráfico de drogas da localidade, disputa essa que já perdura há algum tempo, já ocorreram outras mortes, e as investigações já apontam para parte dos autores, já temos alguns nomes e estamos já com a expectativa de logo prender esses indivíduos", disse o delegado responsável pelo caso, João Uzum

Fonte: G1

 

Dois adolescentes de 16 anos que moram em Salvador ajudam a alfabetizar adultos e idosos oferecendo, através de aulas gratuitas no bairro de Cajazeiras. Luiz Henrique Gomes e Larissa Suzart conseguiram junto à associação dos moradores do bairro uma sala para dar as aulas quatro noites por semana.

Luiz Henrique, inclusive, chegou a ter dificuldade para desenvolver o aprendizado, segundo relatou a mãe dele. "Foi difícil tirar ele do governo [colégio estadual] e tive que colocar ele em um particular [colégio], porque como ele é canhoto, não conseguia fazer as atividades [escolares]", explicou Lina Gomes

Luiz está concluindo o ensino fundamental e Larissa, o ensino médio. Há pouco mais de um ano foi que os amigos resolveram dar aulas, porque perceberam que muitos adultos e idosos do bairro não tiveram a oportunidade de estudar.

Os adolescentes sonham em ser professores, mas enquanto não estão na profissão, eles ensinam o que sabem para os adultos e idosos que têm vontade de aprender.

"Nós observamos a necessidade da comunidade, dos idosos, que muitos tinham dificuldade de se locomover, de ir para as escolas distantes e tivemos uma ideia de criar um projeto aqui na nossa comunidade", relatou Larissa.

Uma das primeiras alunas dos amigos foi a dona de casa Josefa Arruda, de 60 anos. "Na idade que eles têm, ninguém faz isso de pegar as pessoas para ensinar e ter paciência", disse Josefa.

Fonte: G1

Três pessoas morreram e duas ficaram feridas após um carro da Secretaria da Saúde de Barra do Rocha, que fica na região sul da Bahia, despencar de uma ponte na BR-101, entre os municípios de Conceição do Almeida e Santo Antônio de Jesus, a cerca de 185 quilômetros de Salvador, na madrugada desta segunda-feira (15).

A Prefeitura de Barra do Rocha decretou luto oficial de três dias, em decreto publicado pela prefeita da cidade, Vera Lúcia Franco.

De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federa l (PRF), o acidente ocorreu por volta das 2h, no Km-246 da rodovia. O veículo, que seguia no sentido Salvador, primeiro colidiu na cabeceira na ponte e depois caiu de uma altura de cerca de 15 metros. A suspeita, segundo o órgão de trânsito, é que o motorista tenha dormido ao volante.

As vítimas foram Antonio Hamilton Halley Lopes, que atuava como assessor de imprensa da prefeitura de Barra do Rocha, Dione Lima de Oliveira, que era motorista, e uma mulher identificada como Luciana Carvalho de Lira.

De acordo com a prefeitura, todos eram moradores de Barra do Rocha. O velório das vítimas está previsto para acontecer ainda nesta segunda-feira na cidade. A data do enterro ainda não foi informada.

Fonte: G1

Um homem de 32 anos morreu atropelado por um ônibus, na manhã desta quinta-feira (11), na BA-052, interior da Bahia, depois que parou o carro na estrada para trocar o pneu do veículo. Segundo informações da polícia de Irecê, o acidente ocorreu por volta das 5h10, próximo ao entroncamento da cidade de São Grabriel.

Ainda de acordo com a polícia, o carro da vítima estava parado no acostamento, mas uma parte do veículo ainda estaria ocupando um pouco a pista. O motorista do ônibus não conseguiu desviar e acabou batendo. A vítima morreu na hora. Ele estava acompanhado de um homem, que não soferu ferimentos.

Fonte: G1
voltar   home   subir  imprimir
  PUBLICIDADE


| Todos os Direitos Reservados |