LEM News - Notícias que realmente interessam!
(77) 9.9906-1346
Famosos

O brasileiro Roberto Firmino teve sua casa roubada durante as festa de fim de ano na Inglaterra. Segundo o tabloide inglês The Sun, ladrões levaram 70.000 libras (cerca de 275.000 reais) em joias, roupas e relógios do atacante do Liverpool e da seleção brasileira.

Segundo a publicação, no dia 22 de dezembro, os assaltantes esperaram Firmino sair da residência com a mulher e as duas filhas, invadiram a casa e fugiram a pé. A casa do jogador ja teria sido alvo de outra tentativa de roubo e ele teria mudado para um hotel.No dia 25 de dezembro, Firmino foi detido por dirigir embriagado em Liverpool e será julgado no dia 31 de janeiro.

Fonte: Veja

Um menino de 10 anos fez Carlinhos Brown chorar no "The Voice Kids", ao cantar "Ben", uma das músicas mais clássicas da extinta banda Jackson Five.

João Vitor Mafra, morador de Mogi das Cruzes, cidade localizada no interior de São Paulo, disse que canta desde os três anos e que o seu sonho sempre foi o de se tornar um cantor profissional.

"A minha mãe colocava músicas da época dela e clássicas também. Eu sempre sonhei em cantar e virar cantor", relatou João Vitor, em entrevista nos bastidores do programa.

Demonstrando total tranquilidade, ele entrou no palco ao som de "Ben", de Jackson Five, e Carlinhos Brown virou a cadeira em impressionantes três segundos. O veterano não segurou as lágrimas e se emocionou diante do pequeno João Vitor.

"Fazer música é servir aos outros e a gente tem muita honra em servir. A gente acredita muito no ser humano, na família, e você trouxe essa referência familiar", discursou Brown.

Ele foi escolhido por João Vitor para ser o seu técnico.

Fonte: Uol

Um grave acidente marcou a terceira etapa do Rali Dakar, que em 2017 tem sede no Paraguai, na Argentina e na Bolívia. O piloto esloveno Ivan Jakes, da equipe KTM, foi atingido por um raio nesta quarta-feira, quando competia entre as motos. Ele perdeu o controle da moto e teve que ser atendido, mas mesmo assim terminou o trajeto do terceiro estágio.

Jakes foi atingido pelo raio quando ainda faltavam 300 km para o fim da etapa. Atordoado pelo impacto, o piloto fez questão de seguir na disputa e cruzou a linha de chegada em 15º. Ele ainda teve um quadro de convulsão no momento do acidente, porém, após ser encaminhado para um hospital em Jujuy, na Argentina, o quadro do eslovaco se limitou a dores na parte esquerda do corpo e certa dificuldade para enxergar.

Após a página do piloto sinalizar que ele poderia se recuperar a tempo de competir no estágio quatro, na manhã desta quinta-feira o diagnóstico não foi tão positivo assim. “Ivan passou mal durante a noite, teve dores de cabeça e também não conseguiu beber água. Foi dormir tarde e adormeceu durante apenas três horas. Pela manhã se sentiu mal novamente e estava pouco comunicativo”.

 

Ainda assim Ivan Jakes pode ser considerado um sujeito de sorte. Um dos membros de sua equipe explicou que o piloto poderia ter sofrido consequências fatais. “Graças a Deus ele não colocou os pés no chão, porque teria sido com um fio de terra”.

A prova de rali mais famosa do mundo estreou em 1979, ainda com o nome de “Paris-Dakar”.  Desde 2009, é disputado na América do Sul.

Fonte: Veja

Vinícius Bonemer, 19 anos, filho de Fátima Bernardes e William Bonner, sofreu um acidente de carro entre Búzios e Cabo Frio, no Rio de Janeiro, na manhã desta terça-feira. O rapaz voltava para casa com mais dois amigos, após passar a virada de ano em Búzios. O veículo se chocou com um caminhão e um ônibus na Rodovia Amaral Peixoto RJ 106 (Km 125), na localidade de Campos Novos, em Cabo Frio.

Fonte: Veja

Azealia Banks começou 2017 arrumando briga com os brasileiros. A rapper americana se tornou alvo de uma enxurrada de críticas na internet depois de ofender os fãs do país em uma publicação no Facebook.

No texto, publicado na madrugada desta segunda-feira (1º) e excluído em seguida, a cantora diz ter recebido mensagens racistas e spams enviados por brasileiros. "Quando esses anormais do terceiro mundo vão parar de fazer spam com esse inglês errado falando sobre algo que não sabem? É hilário ser chamada de vadia negra por brasileiros brancos. Eles deveriam se preocupar com a economia primeiro”, escreveu.

Nos comentários, muitos seguidores do país condenaram a postura da cantora, que chegou a responder a um deles: "Não sabia que tinha internet na favela".

O assunto se tornou o mais comentado da manhã desta segunda no Twitter do Brasil, onde usuários fazem uma campanha para que as páginas da rapper sejam denunciadas. No Facebook, ela continuou publicando posts irônicos e ofensivos sobre os brasileiros e o idioma do país. Também comemorou sua "capacidade de produzir notícias internacionais no conforto de seu vaso sanitário".

Em uma das publicações, Azealia afirmou em resposta a um dos seguidores brasileiros que o país tem o maior número de pessoas que publicam insultos racistas em sua página. "Não ligo de qual país você é. Racismo é racismo. E um monte de meninos brancos de um país com as piores políticas para negros não vão vir aqui me xingar quando não sabem sequer falar a língua com a qual tentam me insultar."

Fonte: G1

Um dia após a morte de sua filha Carrie Fisher, morreu na noite desta quarta-feira a atriz americana Debbie Reynolds, informou o site americano TMZ. Ela sofreu um acidente vascular cerebral (AVC).

Pouco antes, a atriz de 84 anos “sofreu uma emergência médica”, com “um possível derrame”, noticiou o mesmo TMZ, acrescentando que ela estaria consternada desde a morte da filha, decorrente de um infarto. Segundo o site, citando fontes familiares anônimas, Debbie estaria na casa de seu filho para discutir o funeral da filha.

Debbie Reynolds, que recebeu o Prêmio Humanitário Jean Hersholt no ano passado, se consagrou no filme Cantando na Chuva, em 1952. Ela foi indicada ao Oscar por seu papel em A inconquistável Molly, em 1964, e ajudou financeiramente um grupo que trabalhava com pessoas vítimas de problemas mentais.

Sua autobiografia, Unsinkable: A Memoir, publicada em 2013, detalhou os altos e baixos de sua vida familiar e carreira glamourosa durante a Era de Ouro de Hollywood. Conhecida como uma das principais colecionadoras de objetos valiosos de Hollywood, ela foi casada com o pai de Carrie Fisher, Eddie Fisher, por quatro anos durante a década de 1950.

Carrie Fisher, que se tornou célebre como a princesa Leia nos filmes de Star Wars, morreu na terça-feira aos 60 anos depois de sofrer um ataque cardíaco na sexta-feira passada.

Fonte: Veja

A atriz americana Debbie Reynolds foi levada às pressas para o hospital nesta quarta-feira, um dia após a morte de sua filha Carry Fisher, depois de ter sofrido um possível acidente vascular cerebral (AVC), de acordo com serviços de emergência e sites americanos.

Reynolds, de 84 anos, “sofreu uma emergência médica”, com “um possível derrame”, noticiou o site de celebridades TMZ, acrescentando que ela estaria consternada desde a morte de Carrie Fisher, decorrente de um infarto. O TMZ, citando fontes familiares anônimas, afirmou que Reynolds estaria na casa de seu filho para discutir o funeral da filha.

Fonte: Veja

Há papéis que acompanham os atores por toda a vida, e Carrie Fisher, que morreu nesta terça-feira, aos 60 anos, após sofrer um infarto há quatro dias dentro de um avião que chegava a Los Angeles, ficará marcada para sempre como a inesquecível princesa Leia de “Star Wars“.

Sua coragem e bravura em defesa dos rebeldes contra o Império, o característico penteado e o romance com Han Solo (Harrison Ford) foram os pontos que mais chamaram a atenção na personagem, que colocou Carrie no estrelato e marcado definitivamente a atriz.

Carrie tinha retomado o papel no bem-sucedido relançamento da saga com o filme “Star Wars: O Despertar da Força”, em dezembro de 2015.

Sua participação estava confirmava no oitavo episódio da série, com previsão de estreia para o próximo ano. Além disso, tinha sido apresentado recentemente o livro “O Diário da Princesa”, na qual ela relatava experiências, curiosidades e segredos sobre as gravações de “Star Wars”.

Carrie nasceu em 21 de outubro em Beverly Hills (EUA), com o sangue do entretenimento correndo em suas veias, já que é filha do cantor Eddie Fisher e da atriz Debbie Reynolds.

Seus primeiros passos no mundo da interpretação foram dados como estudante de arte dramática na Royal Central School de Londres e como parte do elenco de “Irene” (1973), um musical da Broadway que era protagonizado por sua mãe.

A estreia nos cinemas chegou pelas mãos de Warren Beatty, que por muito tempo tentava emplacar o projeto do filme “Shampoo”. Por fim, o longa-metragem acabou dirigido por Hal Ashby e estreou em 1975, com Beatty e Julie Christie como protagonistas. Fisher ganhou um papel secundário na trama.

Naquela época, o jovem cineasta George Lucas, que tinha adquirido prestígio pelo bom rendimento de “Loucuras de Verão” (1973), tentava tirar do papel um filme de ficção-científica que quase ninguém da indústria de Hollywood confiava.

Para fazer a princesa Leia, o único papel feminino com verdadeiro peso na trilogia original de “Star Wars”, foram cotados os nomes de Amy Irving e Jodie Foster, mas foi Carrie Fisher que entrou no set de gravação com Mark Hamill (Luke Skywalker) e Harrison Ford.

Fonte: Exame

O empresário de George Michael, Michael Lippman, afirmou à agência de notícias britânica PA que o cantor morreu de insuficiência cardíaca. A morte do astro inglês, neste domingo, aos 53 anos, está sendo tratada pela polícia como ‘inesperada, mas não suspeita’.

Nascido em Londres em 1963, filho de uma britânica e um imigrante cipriota grego, Michael, cujo nome real é Georgios Kyriacos Panayiotou, vendeu mais de 100 milhões de álbuns durante uma carreira musical de quase quatro décadas. “Careless whisper”, “Freedom 90?, Wake Me Up Before You Go-go”, e “Last Christmas” são alguns de seus hits.

Fonte: G1

A cantora Solange Almeida, de 42 anos, vai deixar a banda Aviões do Forró. A informação foi confirmada nesta quinta-feira (22) pela assessoria da banda por meio de um comunicado e um vídeo publicados nas mídias sociais do grupo. O Aviões do Forró segue sob a liderança do atual cantor Xand Avião. Em 2016, o grupo completou 14 anos de existência.

De acordo com Xand, a cantora deve continuar ao seu lado no grupo até o carnaval de 2017, quando ela realizará o último show com o Aviões.

"Foi uma história linda, em que vocês foram protagonistas. Obrigado a todos os fãs por todo esse amor durante todo esse tempo. Eu tinha esse sonho a realizar, vou realizar se Deus quiser. Mas Xand vai ficar no Aviões", disse Solange na publicação.

Neste ano, a empresa dona da banda, a A3, foi alvo de uma operação da Polícia Federal contra sonegação de impostos. A estimativa preliminar já identificou uma omissão de valores estimada em mais de R$ 300 milhões, segundo a Receita.

Leia íntegra do comunicado
"Está confirmada a carreira solo da cantora Solange Almeida, após 14 anos a frente do Aviões do Forró ao lado do parceiro Xand. A artista pretende se dedicar a carreira,  família e a outros projetos pessoais.

Em respeito aos sócios, empresários, Xand e fãs, sua saída foi adiada durante três anos e aconteceu de forma amigável. A artista cumprirá toda a agenda com o Aviões até o carnaval.

A cantora gravará o seu primeiro DVD solo dia 08 de fevereiro, no Citibank Hall em São Paulo. A primeira música de trabalho, intitulada 'Duas e 23' já foi lançada de forma acústica na internet".

Fonte: G1

O gravíssimo acidente de Michael Schumacher está prestes a completar três anos e o estado de saúde do heptacampeão de Fórmula 1 segue uma incógnita. Desde que o alemão caiu quando esquiava nos Alpes Franceses, em dezembro de 2013, nenhuma foto sua foi divulgada.

Porém, de acordo com a TV pública alemã RTL, um paparazzo teria conseguido furar o forte bloqueio da família de Schumi e fotografar o piloto na cama, em sua casa, na Suíça. Pela imagem o fotógrafo estaria pedindo algo em torno de 1 milhão de libras — aproximadamente R$ 4,2 milhões.

Ainda segundo a RTL, a foto atual teria sido tirada em uma sessão de reabilitação do piloto, nos arredores da mansão em Genebra.
Uma investigação foi aberta com o intuito de descobrir quem estava tentando fazer o negócio, que viola o direito à privacidade de Michael Schumacher.

Desde que o alemão deixou o hospital e foi para sua casa, a família do piloto tem reclamado da presença de drones e helicópteros próximos a residência, tentando revelar a intimidade de Schumi após o acidente.

Fonte: R7

Pra ver seu nome voltar à lista das músicas mais vendidas da “Billboard”, Shakira antes precisou vencer um conflito pessoal quando retornou aos estúdios, mais de dois anos depois de se afastar para se dedicar à maternidade.

“Tive medo de não fazer a melhor música que podia. Nada dá mais medo que um papel em branco”, diz a cantora em entrevista ao G1. “Nas primeiras duas semanas, havia o conflito sobre o que eu queria fazer. Tinha o desejo de continuar com os meus filhos o dia inteiro, mas também de deixar a persona criativa e artística dentro de mim voar.”

Em 2014, pouco depois de lançar seu décimo álbum de estúdio e de cantar com Carlinhos Brown no encerramento da Copa do Mundo no Brasil, a artista colombiana anunciou pelas redes sociais que estava grávida de seu segundo filho, Sasha, hoje com quase dois anos. A notícia deu início a uma espécie de hiato, sem grandes lançamentos ou apresentações.

Mãe também de Milan, 3, ela lembra que, na época, decidiu que precisava ficar mais próxima das crianças. No período, conseguiu se manter em evidência com algumas parcerias bem-sucedidas – gravou com a banda mexicana Maná e o conterrâneo Carlos Vives –, uma música na trilha da animação “Zootopia”, aparições em publicidade e fotos fofas da família nas redes sociais.

Fonte: G1

O Fifth Harmony anunciou na madrugada desta segunda-feira (19), por meio do perfil no Instagram, a saída de Camila Cabello.

"Após quatro anos e meio estando juntas, nós fomos informadas através de seus representantes de que a Camila decidiu deixar o Fifth Harmony. Nós desejamos tudo de bom a ela", dizia o texto assinado pela as outras integrantes da banda: Ally Brooke, Normani Kordei, Dinah Jane Hansen e Lauren Jauregui.

Ainda no texto, as artistas garantiram que o Fifth Harmony continuará suas atividades e passará a ser um quarteto. "Nós somos quatro mulheres fortes e comprometidas que continuarão com o Fifth Harmony e com nossos projetos solo", destacaram.

Camila Cabello já havia demonstrado a intenção de deixar a banda após lançar duas músicas de bastante sucesso sem as companheiras.

Uma delas é "I Know What You Did Last Summer", um dueto com Shawn Mendes. A outra música que virou hit é "Bad Things", gravada em parceria com o rapper Machine Gun Kelly.

A última apresentação do grupo em formação original foi na sexta-feira (16), no Festival Power 96.1’s Jingle Ball, em Atlanta, nos Estados Unidos.

Fonte: Uol

A girlband Fifth Harmnoy participou do FunPopFun, evento fechado para fãs, em São Paulo, nesta quarta-feira, sem uma de suas integrantes, Lauren Jauregui.

Ela foi detida por porte de maconha ao tentar embarcar para o Brasil na terça-feira (13). Ao site TMZ, a advogada da cantora disse que ela apenas recebeu uma advertência, mas não foi presa.

Ally Brooke Hernandez, Normani Kordei, Dinah Jane Hansen e Camila Cabello abriram a apresentação com "That's my girl". O set também contou com hits como a frenética "Sledgehammer", a balada R&B "Squeeze" e o megahit "Worth it".

Fonte: G1

O fundador da Microsoft Bill Gates juntamente com importantes executivos que incluem o presidente do Facebook, Mark Zuckerberg, e o chefe do Alibaba Group, Jack Ma, estão investindo mais de 1 bilhão de dólares em um fundo de energia limpa.

O fundo, chamado de Breakthrough Energy Ventures (BEV), vai financiar pesquisa em energia capaz de reduzir as emissões de gases causadores do efeito estufa para perto de zero.

Os investidores no fundo incluem Masayoshi Son, fundador e presidente-executivo do SoftBank Group; o co-fundador da rede social LinkedIn, Reid Hoffman; o presidente-executivo da Amazon.com, Jeff Bezos; e o fundador do Virgin Group, Richard Branson.

O fundo é um veículo de investimento da Coalizão para o Avanço da Energia, um clube informal de investidores e instituições privadas ao redor do mundo que concordaram em aplicar recursos em pesquisa e desenvolvimento de energia.

Fonte: Exame

O goleiro da Chapecoense Jackson Follmann, que sobreviveu à queda do avião com a delegação de seu time perto de Medellin, saiu do hospital onde está internado na Colômbia nesta segunda-feira (12) e está no avião-ambulância voando em direção ao Brasil. O Hospital San Vicente Fundación de Rionegro, que cuida dele e dos outros feridos brasileiros, divulgou um vídeo de sua transferência para o veículo que o levou à aeronave.

Ele vem ao país na aeronave médica de uma seguradora de saúde brasileira. Segundo informações do repórter da TV Globo José Roberto Burnier, o avião vai primeiro para Manaus, onde deve aterrissar às 20h. Duas horas depois, levanta voo em direção a São Paulo, onde deve chegar à 1h da manhã pelo aeroporto de Congonhas.

Follmann, de 24 anos, teve parte da perna direita amputada e apresentou boa recuperação.

Também sobreviventes do acidente aéreo, o lateral Alan Ruschel e o jornalista Rafael Henzel virão para o Brasil na terça (13), segundo a FAB (Força Aérea Brasileira). Uma aeronave VC-99 Legacy com duas UTIs móveis e o acompanhamento de médicos da Chapecoense e da FAB decola nesta madrugada de Brasília com destino a Medellin. Ainda na manhã de terça, o avião virá para o Brasil, e a previsão é que chegue a Chapecó (SC) por volta das 21h.

Já o jogador Neto não tem previsão de alta, segundo o hospital onde ele está internado, o mesmo do goleiro Follmann.

Fonte: g1

O ex-integrante da dupla Thaeme e Thiago, José Lázaro Servo, conhecido como Thiago Servo, foi preso por dívida de pensão alimentícia na madrugada deste sábado (10) em Jacareí (SP).  De acordo com a Polícia Civil, o cantor tinha um mandado de prisão por uma dívida de R$ 500 mil.

A Polícia Civil de São Paulo alertou os policiais em Jacareí que o cantor, que fez dupla com a cantora Thaeme até 2013, faria um show na cidade e pediram ajuda para prendê-lo.

"Faz um ano que ele não paga a pensão para a filha. Ele não estava sendo encontrado, mas os policiais apuraram informações da agenda de shows dele e nos avisaram", afirmou o delegado seccional de Jacareí, Talis Prado.

Assim que o cantor chegou para deixar os equipamentos em uma casa de show na avenida Malek Assad, ele foi preso e encaminhado para a cadeia da cidade. Segundo a polícia, ele só será solto se pagar a dívida ou entrar em acordo com a ex-mulher. Caso não pague, ele ficará preso por pelo menos um mês, sem a possibilidade de pagamento de fiança.

Outro lado
G1 procurou a assessoria de imprensa do cantor, nos contatos informados na página oficial de Thiago e também na página dele na rede social, mas ninguém foi encontrado para comentar o assunto.

Por telefone, a casa de shows onde o cantor se apresentaria nesta madrugada informou que cerca de 100 pessoas aguardavam a apresentação do setanejo. Após a prisão, as pessoas deixaram o local, já que não havia nenhuma outra atração programada.

Ainda segundo a casa, a maioria das pessoas fazia parte do clube dele e entraram de graça no local. As outras pessoas receberam a devolução do dinheiro do ingresso. "Pedimos desculpas a todos que compareceram na casa, ficamos tão surpresos quanto o público", diz nota da danceteria.

O cantor iria fazer uma apresentação em uma casa nortuna de São José dos Campos, cidade vizinha de Jacareí, neste sábado (10). A casa foi procurada, mas disse que os ingressos são adquiridos no local, quando a casa abre - sem venda antecipada -, e por isso, nenhum cliente terá prejuízo. A atração foi substituída.

Fonte: G1

Grammy anunciou os indicados à premiação de 2017 e, como esperado, os dois nomes mais fortes entre os concorrentes são os de Adele e Beyoncé. As duas são as únicas que aparecem nas três principais categorias do prêmio: melhor álbum, melhor gravação e melhor música. A americana emplacou o seu hit Formation e seu disco Lemonade, enquanto a britânica traz Hello e o álbum 25 para o embate.

No total, Beyoncé foi indicada em nove categorias, graças à versatilidade de seu disco, que lhe rendeu nomeações em categorias de pop, rock e rap. Drake, Rihanna e Kanye West empatam com oito indicações cada. Chance The Rapper tem sete. Adele surge com cinco e Justin Bieber e David Bowie, quatro.

Caetano Veloso e Gilberto Gil representam o Brasil na categoria Best World Music Album, que elege os melhores discos estrangeiros. A dupla concorre com Dois Amigos, Um Século De Música: Multishow Live. O grupo brasileiro Trio Da Paz também está entre os indicados. Os veteranos concorrem com o disco 30 na categoria de Melhor Álbum de Jazz Latino.

 

A cerimônia de entrega do prêmio acontece no dia 12 de fevereiro, com apresentação de James Corden. Confira abaixo os indicados às principais categorias do Grammy 2017:

Álbum do Ano
Adele, 25
Beyoncé, Lemonade
Justin Bieber, Purpose
Drake, Views
Sturgill Simpson, A Sailor’s Guide to Earth

Canção do Ano
Beyoncé, Formation
Adele, Hello
Mike Posner, I Took a Pill in Ibiza
Justin Bieber, Love Yourself
Lukas Graham, 7 Years

Gravação do Ano
Adele, Hello
Beyoncé, Formation
Lukas Graham, 7 years
Rihanna ft. Drake, Work
Twenty One Pilots, Stressed Out

Artista Revelação
Kelsea Ballerini
Chance the Rapper
Maren Morris
The Chainsmokers
Anderson .Paak

Melhor Performance Pop Solo
Adele, Hello

Beyoncé , Hold Up
Justin Bieber, Love Yourself
Kelly Clarkson, Piece By Piece (Idol Version)
Ariana Grande, Dangerous Woman

Melhor Álbum Pop
Adele, 25

Justin Bieber, Purpose
Ariana Grande, Dangerous Woman
Demi Lovato, Confident
Sia, This Is Acting

Melhor Performance de Rock
Alabama Shakes, Joe (Live From Austin City Limits)
Beyoncé Featuring Jack White, Don’t Hurt Yourself
David Bowie, Blackstar 
Disturbed, The Sound Of Silence
Twenty One Pilots, Heathens

Melhor Álbum Rock
Blink-182, California
Cage The Elephant, Tell Me I’m Pretty
Gojira, Magma
Panic! At The Disco, Death Of A Bachelor
Weezer, Weezer

Melhor Álbum de Música Alternativa
Bon Iver, 22, A Million
David Bowie, Blackstar
PJ Harvey, The Hope Six Demolition Project
Iggy Pop, Post Pop Depression
Radiohead, A Moon Shaped Pool

Melhor Performance de Rap
Beyoncé Featuring Kendrick Lamar, Freedom
Drake, Hotline Bling
D.R.A.M. Featuring Lil Yachty, Broccoli
Kanye West Featuring Chance The Rapper, Kelly Price, Kirk Franklin & The-Dream, Ultralight Beam
Kanye West Featuring Rihanna, Famous

Melhor Álbum Rap
Chance The Rapper, Coloring Book
De La Soul, And the Anonymous Nobody
DJ Khaled, Major Key
Drake, Views
ScHoolboy Q, Blank Face LP
Kanye West, The Life of Pablo

Melhor Álbum Contemporâneo e Urbano
Beyoncé, Lemonade
Gallant, Ology
KING, We Are King
Anderson .Paak, Malibu
Rihanna, Anti

Melhor Clipe
Beyoncé, Formation
Leon Bridges, River
Coldplay, Up & Up
Jamie XX, Gosh
OK Go, Upside Down & Inside Out

Fonte: Veja

O poeta Ferreira Gullar morreu na manhã deste domingo no Rio de Janeiro (RJ) no Hospital Copa D´Or, onde ele estava internado há 20 dias por insuficiência respiratória, segundo o jornal Folha de S. Paulo. A informação foi confirmada a EXAME.com pela diretoria do hospital.

Gullar foi eleito em 2014 para ocupar a 37ª cadeira da Academia Brasileira de Letras. Natural de São Luiz do Maranhão, nasceu em 10 de setembro de 1930 como José de Ribamar Ferreira. Em 2002, foi indicado ao Nobel de Literatura. 

“Ferreira Gullar, cujo nome verdadeiro é José de Ribamar Ferreira, nasceu em São Luís do Maranhão, em 10 de setembro de 1930, numa família de classe média pobre. Dividiu os anos da infância entre a escola e a vida de rua, jogando bola e pescando no Rio Bacanga. Considera que viveu numa espécie de paraíso tropical e, quando chegou à adolescência, ficou chocado em ter que tornar-se adulto, e tornou-se poeta.

No começo acreditava que todos os poetas já haviam morrido e somente depois descobriu que havia muitos deles em sua própria cidade, a algumas quadras de sua casa. Passou então, já com seus dezoito anos, a frequentar os bares da Praça João Lisboa e o Grêmio Lítero-Recreativo, onde, aos domingos, havia leitura de poemas.

Descobriu a poesia moderna apenas aos dezenove anos, ao ler os poemas de Carlos Drummond de Andrade e Manuel Bandeira. Ficou escandalizado com esse tipo de poesia e tratou de informar-se, lendo ensaios sobre a nova poesia. Pouco depois, aderiu a ela e adotou uma atitude totalmente oposta à que tinha anteriormente, tornando-se um poeta experimental radical, que tinha como lema uma frase de Gauguin: “Quando eu aprender a pintar com a mão direita, passarei a pintar com a esquerda, e quando aprender a pintar com a esquerda, passarei a pintar com os pés”.

Ou seja, nada de fórmulas: o poema teria que ser inventado a cada momento. “Eu queria que a própria linguagem fosse inventada a cada poema”, diria ele mais tarde. E assim nasceu o livro que o lançaria no cenário literário do país em 1954: A Luta Corporal. Os últimos poemas deste livro resultam de uma implosão da linguagem poética, e provocariam o surgimento na literatura brasileira da “poesia concreta”, de que Gullar foi um dos participantes e, em seguida dissidente, passando a integrar um grupo de artistas plásticos e poetas do Rio de Janeiro: o grupo neoconcreto.

Fonte: Exame

Theo Walcott é o novo integrante do Livro dos Recordes. Nesta quinta-feira, a publicação divulgou a entrada do atacante do Arsenal na categoria domínio e controle de bola. Para conseguir tal feito, o inglês dominou uma bola que despencou de uma altura de 34 metros após ser atirada de um guindaste.

Walcott participou do desafio ao lado de outros três jogadores do Arsenal. Laurent Koscielny, Nacho Monreal e Francis Coquelin não tiveram sucesso nas suas tentativas e viram o inglês brilhar.

Para ser considerado válido, Walcott teria que dominar a bola e emendar mais cinco embaixadinhas para ser considerado o novo recordista. O recorde anterior pertencia ao freestyler John Farnworth.

Fonte: Uol
voltar   home   subir  imprimir
  PUBLICIDADE


| Todos os Direitos Reservados |